14h21min - 06 de Outubro de 2015 Atualizado em 14h30min

Minas Gerais já conta com comitê para aprimorar a defesa sanitária na suinocultura

Estado ocupa o primeiro lugar nacional em exportação de genética suína para o mercado doméstico. Comitê vai colaborar com as ações do segmento

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Minas Gerais (SFA-MG) constituíram portaria conjunta para a criação do Comitê Estadual de Sanidade Suína (Coesui-MG). O comitê terá a função de colaborar com os órgãos oficiais, representados pelo IMA e pela SFA-MG, nas ações e estratégias de defesa sanitária voltadas para a suinocultura. Isso inclui, entre outras providências, auxiliar nas campanhas de divulgação, orientação e educação sanitária junto aos suinocultores e seus funcionários, associações e técnicos.

O Coesui–MG conta com a participação de representantes das diversas entidades que compõem a cadeia produtiva do setor, incluindo a associação estadual e as associações regionais de produtores de suínos, laboratórios de diagnóstico, escolas de veterinária, empresas de genética, Conselho Regional de Medicina Veterinária e associação de frigoríficos, entre outros.

A portaria, de número 001, foi publicada no Diário Oficial – jornal Minas Gerais, em 29 de setembro.

Responsabilidade compartilhada

“O comitê coloca em prática uma nova premissa em vigor, que é a de responsabilidade compartilhada, ou seja, governo e iniciativa privada trabalham juntos não só para aprimorar a defesa sanitária, mas para promover o desenvolvimento do setor de forma mais ampla”, explica a coordenadora do Programa de Sanidade Suína do IMA, Júnia Mafra Gonçalves.

As atividades do comitê serão importantes também dentro da estratégia de Minas Gerais, a de buscar junto à Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) o status de área livre de peste suína clássica. Isso possibilitará ao estado ampliar as exportações de carne suína para o mercado internacional. Minas já está livre da doença desde 2001, com reconhecimento pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), mas busca agora o reconhecimento internacional.

Exportações

Minas Gerais possui o quarto maior plantel brasileiro de suínos, com cerca de 5 milhões de cabeças. O estado conta com 1,2 mil granjas, sendo 32 delas Granjas de Reprodutores de Suínos Certificadas (GRSC). Além disso, Minas ocupa o primeiro lugar nacional em exportação de genética para o mercado doméstico. Em 2014 Minas exportou 42 mil toneladas de carne suína, com receita bruta de US$ 156, 8 milhões. Os principais países de destino são em primeiro lugar Hong Kong , com 42,9% das vendas externas, seguido pela Rússia, com 38,1% das exportações.