Minas por Região
Governador

21h12min - 20 de Maio de 2009 Atualizado em 11h55min - 18 de Junho de 2013

Minas oficializa interesse em parceria entre Cemig e CEB

O governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, oficializou em reunião com o governador do Distrito Federal (DF), José Roberto Arruda, o interesse da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) em promover uma parceria com a Companhia Energética de Brasília. O detalhamento dessa parceria será estudado pelos dirigentes das empresas em reuniões posteriores.

BRASÍLIA (20/05/09) - O governador Aécio Neves oficializou nessa quarta-feira (20), em reunião com o governador do Distrito Federal (DF), José Roberto Arruda, o interesse da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) em promover uma parceria com a Companhia Energética de Brasília (CEB). O detalhamento dessa parceria será estudado pelos dirigentes das empresas em reuniões posteriores.

“Vim manifestar ao governador Arruda o interesse oficial da Cemig em construir uma parceria com a CEB. Uma parceria no campo gerencial. A Cemig pode incorporar know-how e a credibilidade que tem hoje - é líder em sustentabilidade em todo o mundo, respeitada dentro e fora do Brasil. Além disso, alavancar recursos que possam permitir ao governador Arruda fazer os investimentos que ele tanto quer fazer, principalmente na melhoria da qualidade da distribuição de energia”, afirmou Aécio Neves.

O governador mineiro disse que a Cemig, cujo controle acionário é do Governo de Minas Gerais, passa por um momento em que, estrategicamente, existe interesse pela parceria.

“Estamos expandindo nossa atuação em todo o Brasil. É uma oportunidade que pode ser interessante para a Cemig, mas certamente pode ser extremamente interessante para a CEB”, afirmou Aécio Neves, informando que a intenção é que a Cemig participe do controle acionário da CEB. Ele, entretanto, evitou maiores detalhes, lembrando que, por ser uma empresa de capital aberto, existem determinadas exigências legais que devem ser seguidas no repasse de informações sobre negócios que envolvem a Cemig.

O governador José Roberto Arruda informou que já determinou agilidade na análise da proposta apresentada pela Cemig, lembrando que a empresa mineira e a CEB já são parceiras na Usina de Queimados e que a parceria será essencial para que seu governo possa atender a crescente demanda do Distrito Federal por energia.

Demanda

“O que a Cemig e o governador Aécio trazem é a possibilidade de ampliar essa parceria também para a área de distribuição de energia, onde, eu confesso, nós estamos realmente precisando de ajuda, porque Brasília cresceu muito e infelizmente nos anos que antecederam o meu governo, não foram feitos os investimentos necessários na área de distribuição. Infelizmente estamos (em Brasília) tendo queda no fornecimento de energia, má qualidade no fornecimento, o que é inadmissível na capital do país”, disse Arruda.

Elogiando a qualidade técnica da Cemig, o governador do DF citou como exemplo do elevado grau de eficiência da Cemig a reduzida taxa de perda de energia entre a geração e a distribuição.

“A parceria significa, eventualmente, mais recursos de investimentos, mas significa, sobretudo, uma experiência de engenharia, de tecnologia, que a Cemig acumulou e que pode ser transferida para a CEB de maneira muito rápida. Vou citar apenas um exemplo: a Cemig, num estado grande como Minas Gerais, tem perda de energia da ordem de 8%. Quer dizer, o que ela gera ou que ela compra e o que ela vende, ela perde 8% nesse caminho. Em Brasília, que é um mercado muito menor, e portanto essas perdas deveriam ser menores, essa perda é de 14%. Portanto, nós precisamos melhorar muito a nossa eficiência”, disse o governador do DF.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato