Minas por Região
Segurança / Defesa Social

15h16min - 16 de Outubro de 2009 Atualizado em 20h28min - 21 de Junho de 2013

Minas reforça ações contra crimes ao meio ambiente

A Polícia Militar do Meio Ambiente e Trânsito de Minas Gerais recebeu quinze novas viaturas, que passaram a integrar a frota do policiamento ostensivo das áreas de atuação das 15 Companhias Independentes do Estado. As chaves dos veículos foram entregues, em Belo Horizonte, pelo secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior.

BELO HORIZONTE (16/10/2009) - A Polícia Militar do Meio Ambiente e Trânsito de Minas Gerais recebeu um novo reforço para a prevenção e repressão das atividades ilícitas cometidas contra o meio ambiente. Quinze novas viaturas, modelos Blazer, Ranger e Palio Adventure, passaram a integrar a frota do policiamento ostensivo das áreas de atuação das 15 Companhias Independentes do Estado.

As chaves dos veículos foram entregues nesta sexta-feira (16) pelo secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, em conjunto com o comandante da Polícia Militar, coronel Renato Vieira de Souza, e com o secretário executivo do Comitê Gestor de Fiscalização Integrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Paulo Teodoro, durante solenidade realizada na Academia de Polícia Militar (APM), no Barro Preto, em Belo Horizonte.

“Esta é uma Polícia parceira, que orienta e constroi o desenvolvimento sustentável do Estado. O nosso intuito, com a entrega dessas viaturas, é aproximar essa Polícia dos produtores rurais e ajudar na regularização dos projetos propostos por eles”, destacou o coronel Renato.

Além de executar ações e operações de preservação do meio ambiente e de combate aos crimes ambientais, além de garantir o poder de polícia dos órgãos de proteção ambiental em todo o território mineiro, estas companhias desenvolvem trabalhos educativos junto às comunidade.

“Para que possamos fiscalizar mais de 550 mil estabelecimentos, cerca de 700 mil produtores, 100 mil indústrias e quatro mil comunidades rurais, precisamos de equipamentos adequados. Por isso, o trabalho em conjunto com a Polícia do Meio Ambiente é imprescindível”, disse Teodoro.

A história da Polícia Militar de Meio Ambiente teve início em 1966, quando foi extinto o Grupo de Inspetores da Guarda de Florestas. Na ocasião, a PMMG assumiu a tarefa de fiscalizar os setores de fauna, flora, pesca e atividades potencialmente poluidoras. Os policiais militares encarregados da função formaram o grupo denominado Contingente de Vigilância Rural (CVR).

Posteriormente, o nome foi alterado para Delegacia de Vigilância Rural, Batalhão de Polícia Florestal, Companhia de Polícia Florestal e Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente. Atualmente, a PMMG possui a Companhia de Meio Ambiente, localizada em Belo Horizonte e subordinada ao Comando de Policiamento Especializado, e 14 companhias Independentes de Meio Ambiente e Trânsito, vinculadas às demais regiões da Polícia Militar, abrangendo todo o Estado.

Mais viaturas nas ruas

Em 2003, Minas dispunha de 7.068 viaturas para atender as forças de segurança em todo o seu território. De 2003 a 2008, o Governo do Estado adquiriu 7.557 novas viaturas para renovar a frota da Polícia Militar (5.219), Civil (1.706) e do Corpo de Bombeiros (632), devido às baixas necessárias de veículos com mais de 10 anos de uso, atingindo a marca de 13.072 veículos.

Além disso, houve a implantação do sistema de manutenção terceirizada para garantir maior disponibilidade dos carros nas ruas. De janeiro deste ano até agora, foram entregues 1.300 viaturas para a PM. A Polícia do Meio Ambiente recebeu 176 viaturas no mesmo período.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato