Copa do Mundo

18h24min - 28 de Junho de 2014 Atualizado em 19h38min

Mineirão é palco da vitória mais emocionante do Brasil na Copa do Mundo FIFA 2014

Mais de 57 mil torcedores presentes acompanharam a equilibrada partida entre a seleção brasileira e os chilenos, que acabou decidida nos pênaltis

Gil Leonardi/Imprensa MG
O goleiro Júlio César foi decisivo nas cobranças de pênalti e ajudou a seleção a garantir a vaga nas quartas de final da competição internacional

O Mineirão recebeu 57.714 torcedores para assistir ao dramático triunfo da Seleção Brasileira contra a forte seleção do Chile, nos pênaltis, em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo, neste sábado (28/06).

A atuação do goleiro Júlio Cesar foi decisiva na vitória da equipe de Felipão por 3 a 2, nos pênaltis. O nome do jogador pôde ser ouvido várias vezes dentro do estádio, após momentos de apreensão dos torcedores frente à atuação do time no segundo tempo.

"Estou muito feliz. O povo brasileiro e nós também merecíamos isso. Sabíamos que ia ser difícil. O Chile merece todo nosso respeito. Eu gostaria de parabenizar meus companheiros por essa vitória", disse o goleiro. Júlio Cesar, que nunca escondeu que é uma pessoa emotiva, chorou antes das cobranças dos pênaltis, logo após a prorrogação. "Chorei porque sou um cara muito emotivo e fala muito também. Meus companheiros vieram me dar uma força e falaram coisas muito lindas para mim naquele momento de tensão. Foi incrível", revelou.

Júlio Cesar não se ressente de quando foi criticado pela imprensa esportiva do país por ter sido escalado pelo técnico Luiz Felipe Scolari para esta Copa. "Olha, eu me preparei muito psicologicamente depois das críticas. Eu agradeço muito ao Parreira e ao Felipão por terem me dado esse suporte e me motivado sempre. Depois de 2010, eu vejo o quanto as pessoas torcem por mim. Eu digo uma coisa: se você tem um sonho, não desista nunca dele", pontuou o goleiro em entrevista coletiva à imprensa após o jogo da vitória.

A segunda parte das entrevistas foi protagonizada pelo técnico Felipão. Seu recado foi direto quando perguntado sobre a atmosfera no banco da comissão técnica durante o jogo. "Estamos sendo muito cavalheiros, muito cordiais, muito educados, que são características dos brasileiros mesmo, de tratar bem a todos, mas não precisamos ser apedrejados. Quando é pênalti é pênalti e quando é falta é falta. O clima esteve super tenso com a arbitragem. O Neymar jogou 75 minutos de jogo com a coxa deste tamanho após receber uma pancada nos primeiros 10 minutos de jogo. Não pode. Ele foi valente e não quis sair e aguentou forte, mas a coxa dele está toda inchada", reclamou Luiz Felipe, acrescentando que o atacante do Barcelona terá que descansar os próximos cinco dias. "Talvez seja um problema grande", comentou.

Já sobre a atuação dos torcedores na arquibancada, que reagia segundo o desempenho do time, Felipão não fez cobranças. "A torcida foi muito importante. Ela torceu enquanto o time estava bem. No final das contas, a vitória foi importante, nós podemos nos orgulhar. O torcedor mostrou sua brasilidade, o que não configura ufanismo. Não é fácil jogar uma Copa do Mundo em casa, o povo está cobrando porque nós lhes prometemos algo", destacou.

Das arquibancadas, o torcedor cantou o hino brasileiro várias vezes para motivar o time do técnico em campo. Em contrapartida, vaiou em vários momentos a torcida chilena, inclusive no momento em que eles cantavam o hino nacional do Chile. O ataque da La Roja quase ampliou o placar na prorrogação, mas a bola de Pinilla bateu na trave. "A sensação é mesmo de dor, quase fomos protagonistas de um Mineirazo, mas, infelizmente, não deu", lamentou o técnico do Chile, Jorge Sampaoli.