Minas por Região
Esportes

17h16min - 06 de Novembro de 2013 Atualizado em 17h18min

Mineiros debatem avanços e desafios durante VI Conferência Estadual de Políticas sobre Drogas

O evento, organizado pela Secretaria de Esportes e da Juventude, vai até sexta-feira e reúne aproximadamente 800 representantes da sociedade civil e do poder público

Filipe Diniz
Secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini participou da abertura da Conferência
Secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini participou da abertura da Conferência

Com a finalidade de fomentar o realinhamento das ações no contexto das políticas públicas e elaborar proposições e estratégias efetivas frente às demandas relativas ao combate às drogas no Estado de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) promoveu, nesta terça-feira (5), a abertura da VI Conferência Estadual de Políticas Sobre Drogas, em Caeté, Região Metropolitana de Belo Horizonte. As Conferências Estaduais acontecem a cada dois anos e, este ano, teve como tema “Cenários, Avanços e Desafios”.

O evento, organizado pela Subsecretaria de Políticas sobre Drogas da Seej, vai até a próxima sexta-feira (7) e reúne aproximadamente 800 representantes da sociedade civil e do poder público. Entre os participantes estão o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano; presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Aloísio Andrade; conselheiros e presidentes estaduais; membros dos Conselhos Municipais, dirigentes de entidades e gestores das políticas municipais. Além disso, o evento contou com a presença de representantes do Maranhão, Paraíba, Goiás, Espírito Santo e Paraná.

Para o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini, o evento é um marco para o Estado, considerado referência e modelo para os outros, que adota medidas de prevenção ao uso e abuso de drogas, iniciativas para o atendimento ao usuário de substâncias químicas e a seus familiares, metodologias de ampliação dos conhecimentos e orientações sobre o uso e o abuso de substâncias psicoativas e ações de atenção ao dependente químico.  “O ano de 2013 ficará marcado em minha vida, pois, apesar de todas as intempéries, conseguimos realizar a VI conferência. Essa é mais uma prova do respeito e preocupação do Governo de Minas com a temática. Tenho a certeza de que o apoio e incentivo do poder público às atividades desenvolvidas pelas comunidades terapêuticas jamais será abalado”, destacou.

Na avaliação do subsecretário de Políticas Antidrogas, Cloves Benevides, a conferência é um espaço privilegiado de escuta dos anseios e perspectivas do cidadão mineiro acerca dos investimentos e prioridades do Governo do Estado na gestão das políticas sobre drogas. “Este é, portanto, um espaço do exercício pleno de cidadania. Os participantes foram indicados nas 187 conferências municipais e regionais que mobilizaram todo o Estado. Por meio desses encontros, envolvemos mais de 7 mil mineiros na discussão dos eixos saúde, defesa social, educação e desenvolvimento social.”, afirmou Benevides.

Segundo o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano, poucos estados conseguem tamanha mobilização e atuação como Minas Gerais. “Minas vive um processo avançado e fundamental para a consolidação de políticas públicas voltadas para a prevenção às drogas”, disse. Quanto a I Conferência Nacional de Políticas sobre Drogas, o secretário Vitore adiantou que no primeiro semestre de 2014 será realizado um grande encontro, em Brasília, aberto a todos que queiram debater a temática. “A ação será uma etapa preparatória para definição e realização do cronograma para a realização da 1ª Conferência Nacional. O compromisso da Senad é dialogar, coordenar as políticas públicas estaduais e oferecer o máximo de serviços na expectativa da recuperação na dependência química”, contou.

Na oportunidade, a coordenadora do Centro de Tratamento de Dependência Química Apadec/São João Del Rei, Geisa Fernandes Calvert Sabino, ministrou a palestra magna “Do arranjo à articulação em rede: diretrizes para o cuidado em dependência química” que demonstrou aos participantes a necessidade de sair do olhar especialista e pensar na proposta integral e comunitária.

Regimento Interno

Na manhã desta quarta-feira (6), foi aprovado pelos participantes o regimento interno da VI Conferência Estadual de Políticas sobre Drogas que conta com a participação de delegados eleitos e  convidados, indicados nas conferências municipais ou regionais. Os delegados eleitos terão direito à voz e voto, ficando reservado aos delegados convidados o direito somente à voz.

Durante a plenária final, haverá eleição de 30% dos delegados participantes e presentes, que representarão o Estado de Minas Gerais na Conferência Nacional ou evento similar. No final da VI Conferência, será produzido um documento e encaminhado ao governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato