Minas por Região
Minas em Destaque

12h10min - 05 de Outubro de 2015 Atualizado em 12h59min

Mineiros descobrem cometas e ganham fama internacional

Com sede em Oliveira, observatório de três amigos foi listado entre os dez mais importantes do mundo

Aos 57 anos, já advogado, Eduardo Pimentel, juntou-se a dois amigos, o professor de português João Ribeiro, 56, e o engenheiro civil e físico Cristóvão Jacques, 53, para desenvolver o observatório astronômico Southern Observatory for Near Earth Asteroids Research (Sonear), em Oliveira, na região Centro-Oeste de Minas.

Com menos de dois anos de existência, o observatório é responsável pela descoberta de quatro “cometas brasileiros” e reconhecido internacionalmente pelos feitos. Em funcionamento desde dezembro de 2013, é considerado um dos mais importantes do mundo na busca por asteroides e cometas que possam entrar em rota de colisão com a Terra. No Hemisfério Sul, o Sonear é o único a fazer esse tipo de patrulhamento.

A qualidade da pesquisa desenvolvida no trabalho realizado pelos três amigos levou o observatório mineiro a figurar entre os dez melhores do planeta, segundo lista divulgada pelo Minor Planet Center (MPC), órgão da União Astronômica Internacional (IAU), com sede nos Estados Unidos. “O Sonear colocou Oliveira no mapa do mundo”, afirma o presidente do Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (Ceamig), Marcelo Macedo.

Além dos quatro cometas, os mineiros também descobriram 16 asteroides. “Não imaginávamos que seria tão rápido. Foi um pouco de sorte e de trabalho. Quem procura acha”, diz Jacques, um apaixonado por astronomia desde os 14 anos, quando buscava novidades sobre o assunto em livros em inglês e em francês. “Com minha luneta, eu ficava olhando os planetas e observando a Lua”.

Clique aqui para ler a reportagem do O Tempo na íntegra.

 

 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato