Copa do Mundo

12h05min - 28 de Junho de 2014 Atualizado em 20h23min

Mistura de sotaques marca clima da torcida brasileira na partida deste sábado

Torcedores de vários cantos do Brasil e até de outros países estão no Mineirão para acompanhar a seleção canarinho na Copa do Mundo

Gil Leonardi/Imprensa MG
Se depender da confiança da torcida brasileira que está no Mineirão para acompanhar o jogo, a seleção canarinho não precisa temer a partida deste sábado

A seleção brasileira vive, neste sábado (28/06), seu primeiro grande desafio na Copa do Mundo. Logo nas oitavas de final, a primeira fase mata-mata do Mundial, o Brasil já enfrenta outra seleção sul-americana, o Chile, que passou para a segunda fase do torneio depois de encarar um grupo difícil na primeira fase, que contava com Holanda e Espanha – a seleção campeã da última Copa do Mundo, que voltou mais cedo para casa depois da eliminação precoce na competição. Mas, se depender da confiança da torcida brasileira que está no Mineirão para acompanhar o jogo, a seleção canarinho não precisa temer a partida deste sábado.

As amigas Luciana Damas Gaeta, Bruna Ferraz, Tatiana Fonseca e Daniela Torres saíram de São Paulo na última sexta-feira (27/06) e desembarcaram em Belo Horizonte para assistir a partida da seleção brasileira. Daniela Torres contou que está visitando Belo Horizonte pela primeira vez e que está gostando muito da cidade. “A cidade está muito estruturada e muito bem organizada. Não tivemos nenhum problema aqui”, relata. As amigas, que trabalham juntas na capital paulista, ainda não tiveram tempo de explorar as opções culturais e de lazer que Belo Horizonte oferece, mas já sabem o destino do grupo após a partida no Mineirão. “Vamos para a Savassi. Foi dica da Bruna, que tem família aqui na cidade”, disse Luciana. Bruna Ferraz, que mora em São Paulo, mas é mineira, disse que conheceu o Mineirão antes da reforma e que está encantada com o novo estádio.

Outro sotaque presente no Mineirão neste sábado é o nordestino. Os jovens Heitor Medeiros, Carolina Lessa, Rafael Andrade e Dênis Albuquerque, que são primos, saíram de Recife, capital pernambucana e desembarcaram nesta sexta-feira em Belo Horizonte. Assim como milhares de outros turistas que vêm a Belo Horizonte, os estudantes tiveram tempo para conhecer apenas um ponto da capital mineira: a Savassi. Os jovens pernambucanos também elogiaram a estrutura da cidade. “A cidade é muito organizada. Está dando tudo certo”, disse Rafael. Carolina destacou outro aspecto que chamou sua atenção na visita à capital mineira. “O Mineirão é muito legal. Muito mais bonito do que o estádio de Recife”, comentou. O grupo de primos vai assistir a oito jogos da Copa do Mundo até o final do Mundial e estará em Belo Horizonte, novamente, para a partida da semifinal que será realizada no dia 8 de julho.

Clima de festa

Aos gritos de “Caiu na rede é peixe, lêlêá, o Brasil vai golear” e “Nada mais interessa, nós queremos o hexa”, torcedores brasileiros se confraternizam com os chilenos, mas fazem questão de deixar claro que a seleção do atacante Alexis Sánchez, jogador do Barcelona, vai voltar para casa neste sábado. O paulista Flávio Biondo veio para Belo Horizonte com seis amigos de Americana, interior de São Paulo, e está no Mineirão carregando um boneco que representa o jogador Valdívia, meia do Palmeiras, gritando aos quatro cantos que o chileno vai fracassar em Belo Horizonte.

Brincadeiras à parte, Biondo fez questão de elogiar Belo Horizonte e a estrutura da cidade para receber as partidas da Copa do Mundo. “Belo Horizonte é uma das cidades que mais recebeu infraestrutura nos últimos anos”, disse. Em relação ao estádio, o paulista também foi só elogios. “Ainda não entrei no estádio, mas a primeira impressão é ótima. A acessibilidade está excelente e o que tivemos que caminhar, cerca de um quilômetro, foi extremamente tranquilo”, contou. Flávio Biondo e os amigos também chegaram à capital na última sexta-feira.

Torcida brasileira em outro idioma

Não serão só brasileiros que estarão na torcida pela seleção canarinho neste sábado. As irmãs Rana e Dana são canadenses e se encontraram com o primo, Walid, que é libanês, na capital mineira para assistir a partida da seleção brasileira. Rana contou que eles ainda vão ao Rio de Janeiro e que, por enquanto, estão gostando muito de Belo Horizonte. “A cidade é muito linda, o povo é muito alegre. E a comida é espetacular. O ruim é que estamos comendo muito aqui”, brincou Rana. Os primos fazem coro para dizer qual é a seleção preferida deles. “Torcemos pela seleção brasileira, claro”, disse Dana.