09h46min - 17 de Março de 2013 Atualizado em 06h19min - 30 de Junho de 2013

Mostra traz a expressão do cidadão comum na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

Projeto BH Elegante propõe uma reflexão sobre a relação da cidade e as pessoas que nela transitam com 15 imagens

Entre os dias 12 e 30 de março, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, exibe a exposição BH Elegante, organizada pelo coletivo fotográfico Fora das Bordas. A exposição na Galeria Paulo Campos Guimarães reúne em um só espaço 15 obras que propõem uma reflexão a respeito da relação cidade, a imagem e o cidadão.

São retratos e mensagens em uma exposição que se utiliza da linguagem publicitária para revelar não mais um produto, mas uma pessoa. Em 2012, o coletivo de fotógrafos realizou sessões de fotografia e entrevista na região central de Belo Horizonte. Ao todo foram seis intervenções urbanas para coletar o material da exposição. Ao final desta etapa foram produzidas mais de 300 entrevistas e retratos, construindo, assim, um importante inventário da população da cidade.

Foram selecionadas 15 obras para serem expostas em 30 totens publicitários instalados nos abrigos de passageiros localizados em pontos de ônibus da região central de Belo Horizonte, entre os dias 10 e 25 de dezembro de 2012. Assim, utilizando-se do mobiliário urbano existente, o Fora das Bordas viabilizou a realização de uma exposição ao ar livre, gratuita e difusa no espaço da cidade, que agora está concentrada na biblioteca estadual.

Coletivo Fora das Bordas

Os integrantes do Fora das Bordas - entre arquitetos, comunicadores sociais, designers, geógrafos, psicólogos, etc - se reúnem em torno do interesse comum pela imagem fotográfica, seja como amadores ou profissionais. O objetivo principal do grupo é desenvolver trabalhos que investiguem diferentes aspectos de natureza, forma, função, uso e modo de apresentação da imagem na cidade contemporânea, em perspectiva com a história da fotografia e da cidade.

Serviço: Exposição BH Elegante

Data: 12 a 30 de março

Local: Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa - Praça da Liberdade, n. 21, bairro Funcionários.

Horário: segunda à sexta-feira, de 08h às 20h; sábado, de 08h às 12h