Minas por Região
Cultura

14h49min - 17 de Setembro de 2015 Atualizado em 14h58min

Museus do Estado divulgam programação da 9ª Primavera dos Museus

Museus e Memórias Indígenas é o tema desta edição. Programação nas instituições ligadas à Secretaria de Cultura vai de 24 a 30 de setembro

Para comemorar a chegada da primavera, o Museu Mineiro, o Centro de Arte Popular – Cemig, o Museu dos Militares Mineiros, em Belo Horizonte, o Museu Casa Guignard, em Ouro Preto, o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana, e o Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo, estão com uma programação especial para a 9ª Primavera dos Museus. De 24 a 30 de setembro, as instituições ligadas à Superintendência de Museus e Artes Visuais, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) vão realizar atividades com o tema Museus e Memórias Indígenas.

Seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas mediadas e exibições de filmes são algumas das ações programadas pelos Museus do Estado, em sintonia com o evento organizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A proposta é que os museus sejam, como definiram os Ticuna, “um lugar para guardar nosso futuro, para colorir o pensamento, para segurar as coisas do mundo".

Entre os eventos programados, merece destaque a atividade do Museu Mineiro, que receberá indígenas da Aldeia Geru Tucunã Pataxó de Açucena de Minas Gerais, com seu líder Cacique Baiara. Outros convidados como os pesquisadores Célia Xakriabá, Mario Geraldo Fonseca, Pedro Portella e Ramiro Queiroz comporão uma grande roda de conversa, com o objetivo de abordar a temática indígena, processos educativos e a construção da memória.  

Sobre a Primavera dos Museus 

Coordenada pelo Ibram, a Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.

Democrática, a Primavera dos Museus, que acontece desde 2007, conta com a adesão dos museus e outros lugares de memórias, como arquivos, bibliotecas, casas de cultura, galerias, entre outros. As instituições que participam desta ação têm conseguido alcançar importantes resultados, como o aumento da visitação, maior envolvimento da comunidade e fortalecimento de sua imagem.

Em sua 9ª Edição, o evento conta com a participação 809 instituições de diversas cidades de todas as regiões do País, que promoverão 2.400 atividades em torno do tema Museus e Memórias Indígenas.

Clique aqui para conferir a programação completa nos museus de Minas Gerais
 (Arquivo em formato PDF)

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato