09h14min - 18 de Setembro de 2015 Atualizado em 09h28min

Obras retomadas pelo Governo no Triângulo priorizam transporte e educação

Investimentos garantem melhoria do transporte de mercadorias e mais segurança nas estradas. Intervenções em três escolas beneficiarão 4,3 mil estudantes

O Governo de Minas Gerais iniciou, há cerca de dois meses, seis obras no Triângulo Mineiro. O investimento na região é de mais de R$ 80 milhões. As intervenções estão concentradas em Uberaba, Uberlândia, Araguari e Araporã.

Nas estradas, as obras atenderão além da população local, empresas têxteis e de grãos que fazem o uso das rodovias para escoar sua produção.

Em Araguari, a duplicação de 4 km do trecho da rodovia LMG 748 (entroncamento com BR 050) ao entroncamento da BR365 facilitará o tráfego de veículos que ligam bairros vizinhos e o distrito industrial.

O investimento de R$ 20,6 milhões anima o gerente de Qualidade de uma empresa de processamento de soja, Ronivon Botelho, já que, durante o período da safra, o fluxo na rodovia fica muito mais intenso.

“Estamos às margens da LMG 748, transportando matéria prima 24 horas por dia. Com a obra pronta, o transporte será muito mais rápido e seguro. E como moro próximo à rodovia, ainda ganharei um trânsito mais fácil para acessar os bairros” ressalta Botelho. A conclusão da obra está prevista para julho de 2016.

Já os 19 km do Contorno Sul em Uberlândia receberão R$ 35,5 milhões. Serão construídas passagens para interligar as rodovias BR/MGC 497,  BR 050 e MGC 455. Essas intervenções facilitarão ainda o trafego para os estados de São Paulo e Goiás. A previsão é que a obra fique pronta também em julho de 2016.

Outra obra retomada é a duplicação da rodovia MG 427, que sai de Uberaba e vai até o município de Conceição das Alagoas. Já foram duplicados 6,64km, 97% do total. Parte da sinalização, o revestimento vegetal (plantio de grama) e a mureta de concreto que divide as pistas ficam prontos em dezembro deste ano. O investimento total é de R$ 23,2 milhões.

“Escola para chamar de nossa”

Serão construídas três escolas que hoje funcionam em espaços alugados. As obras beneficiarão cerca de 4.300 alunos. Entre eles, Lara Ádria Silva, de 15 anos, que cursa o 2ª ano do ensino médio, da Escola Estadual. Mário Sidney Franceshi no município de Araporã. A escola terá sede nova e ela está na ansiosa para a inauguração.

“A nova escola vai oferecer um espaço mais confortável para estudar. Além disso, fica bem mais próximo de casa. Finalmente, nossa comunidade terá uma escola para chamar de nossa” comemora Ádria. Esta unidade de ensino irá atender 1.200 alunos e pertence à Superintendência Regional de Uberlândia.

Atualmente, a escola funciona em um imóvel da prefeitura e recebe 300 estudantes. O novo prédio, que será sede própria do Estado, terá três pavimentos, com 14 salas e oferecerá, além do ensino médio, o curso de Magistério em nível técnico.

A obra está com 9,74% de seus trabalhos concluídos até o momento e tem investimento de R$ 3,173 milhões. Sua conclusão está prevista para julho de 2016.

Em Uberlândia, a construção da Escola Estadual Alda Mota Batista, no bairro Jardim Holanda, beneficiará cerca de 1.600 alunos do ensino médio e fundamental. O prédio terá 14 salas, e 90% da obra estão concluídos. O investimento é de R$ 3,420milhões. A entrega está prevista para novembro de 2015.

O diretor da Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia, Jakes Paulo dos Santos, ressalta que a construção das escolas ampliará o acesso à educação: “Estes equipamentos públicos atenderão às comunidades mais distantes e de maneira mais adequada”, comenta.

Em Uberaba, a Escola Estadual Francisco Cândido Xavier, no bairro Conjunto Beija Flor II, atenderá 1.500 alunos do ensino fundamental e médio. A construção terá dois pavimentos, com 16 salas de aula.

A obra está com 22,98% de seus trabalhos concluídos e tem investimento de R$ 3,680 milhões, com término previsto para julho de 2016.

Outros investimentos

Além do pacote de 52 obras anunciado em julho, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, anunciou na primeira etapa do Fórum Regional de Governo do Território Triângulo Norte  a liberação de R$ 15 milhões para obras de melhoria da infraestrutura de escolas da rede estadual de ensino em outros 19 municípios da região.