Minas por Região
Meio Ambiente

15h28min - 05 de Outubro de 2012 Atualizado em 11h42min - 01 de Julho de 2013

Oficinas ensinam a transformar materiais recicláveis em acessórios de moda

Iniciativa do Centro Mineiro de Referência em Resíduos é voltada para os moradores dos bairros próximos, que criam belas peças e incrementam a renda familiar

Guilherme Ludwig/CMRR
As bijuterias serão expostas no 11º Festival Lixo e Cidadania
As bijuterias serão expostas no 11º Festival Lixo e Cidadania

Oficinas gratuitas de moda, bijuterias e semi joias tem capacitado os moradores que residem no entorno do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), na região Leste de Belo Horizonte, para reaproveitar os materiais recicláveis e complementar a renda familiar.

Sob a orientação de profissionais da arte e do design, itens recicláveis são transformados em acessórios de moda.

As peças criadas na oficina de moda, ministrada pelo designer Régis Puppim, serão destaque no desfile de abertura do 11º Festival Lixo e Cidadania, e as bijuterias e semi joias serão expostas durante o evento, programado para 22 a 26 de outubro.

“Além do aspecto ecológico dessas peças, a prática auxilia na inclusão socioprodutiva das comunidades”, explica o artista plástico Maurício Melo, que ministra a oficina de semi joias.

“É um processo interessante, pois materiais baratos e de fácil acesso deixam de ser descartados, ganham nova utilidade e complementam a renda”, observa.

A aposentada Inês Fernanda, que participa das duas oficinas e realiza trabalhos sociais nos bairros Esplanada e Pompéia, pretende levar o conhecimento adquirido para frente.

“A intenção é transmitir o que aprendi para outras pessoas. Esse é um bem para nosso planeta, pois os resíduos que fariam mal ao meio ambiente são transformados em belos acessórios”, afirma.

A capacitação é realizada pelo CMRR e Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), com apoio da comunidade da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. O projeto teve início no mês de agosto, com término previsto para a segunda quinzena de outubro.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato