Turismo | Esportes

17h36min - 14 de Março de 2014 Atualizado em 17h45min

Olimpíadas de 2016 são o tema de palestra no 6º Salão Mineiro do Turismo

Secretário adjunto da Setes falou sobre a importância de o Estado oferecer infraestrutura adequada para as delegações visitantes

Filipe Diniz
Rogério Romero destacou a importância da vinda de grandes eventos esportivos para Minas Gerais

O potencial turístico mineiro abrange também à área do esporte. O secretário adjunto de Estado de Turismo e Esportes (Setes), Rogério Romero, ministrou, na tarde desta sexta-feira (14/03), durante o 6º Salão Mineiro do Turismo, a palestra “Programa de captação e recepção de equipes estrangeiras pré-Jogos Olímpicos 2016”, onde destacou a importância de o Estado oferecer infraestrutura e receptividade adequadas às delegações visitantes.

Romero falou sobre a vinda de grandes eventos esportivos para o Brasil e, consequentemente, para Minas Gerais. O intercâmbio cultural, a promoção do potencial esportivo e turístico, a melhoria da infraestrutura e a oportunidade de empregos temporários são benefícios do sediamento de grandes competições. “Em um período de quatro anos temos Copa do Mundo, Olimpíadas e Mundial Universitário. São grandes chances de mostrar Minas para o mundo e receber delegações e comitês aqui”, afirmou o secretário adjunto.

Se a Copa é o grande evento de 2014, em 2016 o destaque do calendário esportivo é evidente. “Na Copa temos 32 países, nas Olimpíadas serão 204 e nas Paralimpíadas, 174. A diferença na quantidade de atletas entre as competições é de quase 10 mil”, destacou Romero ao demonstrar o que o Brasil terá pela frente daqui a dois anos. No país, 181 instalações foram aprovadas para receber treinamentos pré-jogos. Dezesseis delas estão localizadas em Minas Gerais.

O trabalho para o desenvolvimento de novas modalidades está presente nas ações da Setes, conforme destacou Romero. “Estamos trabalhando para a estruturação de uma federação e equipes de hóquei na grama, uma vez que não temos, em nenhum lugar do país, um centro de treinamento aprovado para este esporte”, contou.

Para quem imagina que o trabalho para captação de equipes fica restrito à capital, o secretário adjunto falou sobre o interesse dos comitês olímpicos em levaras equipes ao interior mineiro. “Uberlândia irá receber a delegação da Irlanda. Soubemos que a China, talvez a maior potência olímpica mundial, demonstrou interesse em levar a preparação de sua equipe de atletismo para Juiz de Fora, ou seja, Minas Gerais inteira está em foco quando o assunto é a recepção dos times olímpicos. Nossa cultura, gastronomia e hospitalidade são um grande diferencial a nosso favor, além da proximidade com o Rio de Janeiro”, comentou.

A estudante Luiza Resende, de Belo Horizonte, prestigiou a palestra e ressaltou o potencial do turismo esportivo. “É muito bom ver que temas como os eventos esportivos estão presentes no Salão. Muito se fala sobre turismo de aventura, turismo de negócios... Nosso esporte é tão rico quanto os demais potenciais do nosso Estado. Não podemos esquecer disso e temos que dar o devido valor à possibilidade que temos de trazer para perto dos mineiros equipes e atletas olímpicos e, assim, incentivar a prática esportiva aqui”, afirmou.

Protocolo de Intenções

Minas Gerais foi o primeiro estado do Brasil a oficializar uma parceria com um comitê olímpico para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Em outubro de 2013, o Governo de Minas assinou protocolo de intenções com a British Olympic Association (BOA) - Associação Olímpica Britânica - para que as equipes olímpicas da Grã-Bretanha possam se preparar em Minas Gerais para os jogos.

O protocolo de intenções prevê a formação de um grupo de trabalho entre o executivo estadual, a prefeitura de Belo Horizonte e os Centros de Treinamento selecionados para prestar assessoria à Associação Olímpica Britânica enquanto a delegação estiver em Minas Gerais. A escolha das instalações esportivas do Minas Tênis Clube, do Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Clube Mineiro de Caçadores (CMC) de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), como locais de preparação dos atletas britânicos foi fruto de uma série de negociações.

Minas Gerais possui 16 centros aprovados pelo Comitê Organizador Rio 2016, em nove cidades. O Estado age conforme as garantias que foram dadas para que fosse uma das quatro unidades da Federação a receber os Jogos Olímpicos, além do Rio. Também foram escolhidos São Paulo, Bahia e o Distrito Federal.

Centro de Treinamento Esportivo

Parceria entre o Governo de Minas e a Universidade Federal de Minas Gerais, o Centro de Treinamento Esportivo visa contribuir para a melhoria dos resultados do esporte de alto rendimento de Minas Gerais, promovendo a excelência no desenvolvimento integrado da ciência e tecnologia aplicadas. O complexo esportivo é composto por uma pista de atletismo de padrão internacional, que foi inaugurada no primeiro semestre de 2012; por um parque aquático contendo uma piscina de 65 metros com borda móvel, com previsão de conclusão para 2014, que atende a três das quatro modalidades aquáticas olímpicas; e um pavilhão para prática de lutas, ginásticas e esportes coletivos. Em 2013, a pista de atletismo foi utilizada por atletas mineiros e recebeu competições esportivas, como a etapa Estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), da qual participaram aproximadamente 1.200 alunos atletas.