16h32min - 06 de Outubro de 2015 Atualizado em 16h37min

Ouvidoria Móvel atende cidadãos em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte

De janeiro a setembro de 2015, a Ouvidoria registrou 103 manifestações originadas do município. A mais demandada foi a Ouvidoria de Saúde, com 37 manifestações

Daniel Sampaio/OGE

Eloá Lopes Teixeira viu na televisão que a Ouvidoria Móvel estaria na Praça da Juventude, em Santa Luzia, nesta terça-feira (6/10). “Tinha várias reclamações para fazer sobre abuso de autoridade (policial), mas, na época, tive dificuldade (de fazer a reclamação)” conta. Ela, então, aproveitou a presença da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) em seu município para realizar a manifestação. “É uma coisa muito boa porque, muitas vezes, as pessoas têm o que reclamar, mas não têm oportunidade”, afirma a moradora local.

Assim como Eloá, outros cidadãos procuraram a OGE em Santa Luzia ao longo desta terça-feira. As manifestações realizadas abordaram diversas questões, como transporte público, saúde e segurança pública.

De janeiro a setembro de 2015, a Ouvidoria registrou 103 manifestações originadas do município.  A mais demandada foi a Ouvidoria de Saúde, com 37 manifestações. As demais ouvidorias especializadas também foram acionadas: Educação (24), Fazenda (16), Polícia (17) e Sistema Penitenciário (4). Não houve , no período,demandas para a Ouvidoria de Meio Ambiente. Quatro manifestações foram solucionadas logo no primeiro atendimento, sem precisar de encaminhamento para nenhuma ouvidoria especializada. Desse total, 54 manifestações já foram encerradas e as demais continuam em andamento nos órgãos do Estado.

A Ouvidoria Móvel tem percorrido diversas regiões de Minas Gerais. A equipe da OGE esteve este ano em Almenara, Ipatinga, Diamantina, Juiz de Fora e Uberlândia recolhendo manifestações da população. Na Região Metropolitana, a Ouvidoria Móvel esteve, em 2015, em Ribeirão das Neves e agora chega a Santa Luzia. Belo Horizonte também já foi contemplada com a ação.

Além da Ouvidoria Móvel, a OGE recebe manifestações dos cidadãos por meio de outros canais: o Disque Ouvidoria (telefone 162); o site (www.ouvidoriageral.mg.gov.br); e nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). Também é possível registrar manifestações indo até a sede da OGE (Rodovia Pref. Américo Gianetti, 4001 - Bairro Serra Verde – Belo Horizonte (MG) - Prédio Gerais /12º Andar - CEP 31.630-901). Ofícios e cartas enviadas para o órgão também serão aceitos como manifestações.