Palavra do Governador

06h00min - 16 de Janeiro de 2014 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Palavra do Governador: “Gasoduto Betim-Uberaba é investimento estratégico para economia de Minas Gerais”

Na edição do programa desta semana, Anastasia fala sobre o empreendimento que vai abastecer uma fábrica de amônia em Uberaba e impulsionar o agronegócio no Estado

O Governo de Minas vai investir R$ 1,8 bilhão na construção do gasoduto ligando Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Uberaba, no Triângulo Mineiro. A obra, que terá 457 quilômetros de extensão, seguindo o traçado da BR-262, tem previsão de início para o segundo semestre deste ano. No Palavra do Governador desta semana, Antonio Anastasia fala sobre o gasoduto, que terá capacidade inicial para transportar 3 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural, combustível suficiente para abastecer a fábrica de amônia da Petrobras, em implantação em Uberaba, além de outros empreendimentos industriais na região.

“Esse gás, durante seu percurso, permitirá também a melhoria da industrialização das cidades situadas ao leito da BR-262. Então, será um ponto fundamental para a integração econômica do Triângulo à capital e da interligação de toda uma região com grande potencialidade de crescimento, que é, exatamente, a área compreendida entre o oeste do Estado, o Alto Paranaíba e o Triângulo Mineiro”, afirma o governador.

O gasoduto será totalmente construído no território de Minas Gerais, gerando empregos, e, principalmente, potencializando a atração de novos empreendimentos para o Estado. E quando estiver em operação, o equipamento poderá ser utilizado também para o transporte das reservas de gás natural da bacia do São Francisco. “É um investimento estratégico para a economia de Minas Gerais e que vai confirmar Uberaba como grande polo produtor de fertilizantes”, ressalta Anastasia.

A Vale Fertilizantes (antiga Fosfértil), situada em Uberaba, é responsável pelo abastecimento de 40% do produto no mercado brasileiro. Mas a maior parte da demanda por amônia no Brasil tem sido abastecida pelo mercado externo. “É uma fábrica importantíssima. Assim, Uberaba vai se firmando, em razão da sua posição e também da produção de fertilizantes. Essa amônia será insumo para fertilizantes da maior região agrícola do Brasil, que está justamente em Minas”, conclui o governador.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.