06h00min - 12 de Junho de 2014 Atualizado em 20h21min - 11 de Junho de 2014

Para Alberto, Copa é oportunidade para Minas mostrar belezas naturais e manifestações culturais

Programa Conversa com o Governador desta semana destaca as ações do Governo do Estado em preparação para o Mundial e a tradicional hospitalidade dos mineiros

Começa nesta quinta-feira (12/06) a Copa do Mundo 2014. Um evento que vai atrair a atenção de todo o mundo para o Brasil e também para Minas Gerais. Belo Horizonte é uma das doze cidades-sede do evento e o Mineirão vai abrigar seis jogos, quatro na fase de Grupos (dia 14 Colômbia X Grécia - dia 17, Bélgica X Argélia  - dia 21, Argentina X Irã e dia 24 Costa Rica X Inglaterra ), um nas oitavas de final e outro na semifinal. E o maior evento do futebol mundial é o assunto do programa Conversa com o Governador desta semana, que teve a participação do estudante Lucas Maia, da cidade de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte . Lucas pergunta a Alberto Pinto Coelho se Minas está preparada para Copa. “Minas Gerais está preparadíssima”, responde o governador, enumerando as principais realizações feitas pelo Governo do Estado na preparação para o evento.

“O planejamento do Estado começou há três anos, quando o governador Antonio Anastasia criou a Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo. Mas a realização da Copa também se construiu nas áreas de segurança pública, saúde pública e turismo. Investimentos grandes foram feitos, o nosso estádio Mineirão foi modernizado com um investimento da ordem de R$ 670 milhões, um dos primeiros estádios a ficarem concluídos, no prazo previsto, com o orçamento cumprido dentro daquilo que foi estimado”, destaca Alberto Pinto Coelho.

Outra obra concluída pelo Governo de Minas, dentro do prazo estipulado, foi uma nova alternativa de acesso ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, inaugurada nesta quarta-feira (11/06). Com investimentos de cerca de R$ 340 milhões, a LMG-800 e a MG-424 foram totalmente reformuladas e integradas ao sistema de trânsito do Vetor Norte. “São mais de 10 milhões de usuários, que ao longo do ano, utilizam o terminal. Este será um legado que ficará para os mineiros e mineiras”,  afirma o Governador.

Alberto Pinto Coelho ressalta também o esquema de segurança que terá um efetivo de mais de 60 mil policiais atuando em Minas Gerais, além do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) inaugurado em março do ano passado e que integra o trabalho de cerca 40 instituições municipais, estaduais e federais. Do local, as forças de segurança poderão observar as movimentações em vários pontos da Capital, por meio de 1.378 câmeras.

Para o governador, a Copa do Mundo é uma oportunidade única para a internacionalização de Minas Gerais. “Queremos que os turistas que para cá vierem conheçam nossas belezas naturais, o nosso Barroco, a nossa culinária tão atrativa, os roteiros turísticos das nossas grutas e cidades históricas, Esperamos ter a oportunidade de internacionalizar o território mineiro e a nossa capital”, observa Alberto Pinto Coelho, acrescentando que os empresários que vierem para assistir à Copa também serão recepcionados pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), para conhecer as potencialidades do nosso Estado e, com isso, atrair investimentos futuros para Minas Gerais.

No final do Conversa com o Governador, Alberto Pinto Coelho manda uma mensagem aos turistas e delegações que irão visitar Minas durante a Copa. “Vamos nos confraternizar neste momento e que essa Copa possa se tornar, para aqueles que virão, um momento inesquecível no território mineiro, marcado pela hospitalidade mineira, que já é uma tradição”, ressalta.

Produzido pelo Núcleo de Rádio e TV da Superintendência Central de Imprensa, o programa Conversa com o Governador estará disponível sempre às quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (HD) e poderá ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus e de forma espontânea.

Veja aqui a Galeria de Fotos do Conversa com o Governador.