13h07min - 17 de Setembro de 2015 Atualizado em 11h22min

Parque da Serra do Rola-Moça inicia comemoração do aniversário de 21 anos

A programação começa neste sábado (19/9) com evento de observação astronômica e ainda inclui caminhadas, palestras e plantios de mudas

Evandro Rodney

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça completa 21 anos em setembro e as celebrações do aniversário incluem caminhadas, palestras, plantios de mudas e blitz ecológica. As comemorações terão início neste sábado (19/9) com o evento de observação astronômica Astrocultura. As atividades também são alusivas ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro.

O Astrocultura na Serra do Rola-Moça, evento que abre as comemorações do aniversário do parque, é realizado desde 2009 e coordenado pelo professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Leonardo Marques Soares, com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF). A atividade terá início às 17h no auditório da sede do parque

No domingo (20/9), a Zeladoria do Planeta realizará caminhada ecológica para comemorar o aniversário do parque e os 10 anos de criação da organização não governamental. A atividade terá início às 8h na sede do parque. Mais informações podem ser obtidas na internet, no endereço www.zeladoriadoplaneta.com.

As comemorações continuam na segunda (25/9) com uma blitz ecológica na portaria do parque. A intenção é sensibilizar os motoristas que passarem pela rodovia, que corta o parque, sobre os riscos dos incêndios florestais, uma das maiores ameaças à Serra do Rola-Moça.

No dia 27 de setembro será realizada uma caminhada pelos principais mananciais e cachoeiras do parque. A caminhada terá início no Parque das Águas, no Barreiro, às 8h. As inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3277.5968.

Durante toda a semana serão realizadas palestras para alunos da Escola Municipal Bemvinda Pinto Rocha, no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, que também farão o plantio de mudas de árvores nativas. O parque também receberá alunos de diversos cursos de graduação de escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A entrada de acesso ao Parque Estadual da Serra do Rola Moça fica localizada na avenida Montreal, S/N, no Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima. É possível chegar ao parque de ônibus, linha 3910. Mais informações podem se obtidas pelo telefone (31) 3581.3782.

Astrocultura

Os participantes do Astrocultura na Serra do Rola-Moça têm a oportunidade de observar corpos celestes como a lua, estrelas e planetas por meio de telescópios profissionais e com orientação de estudiosos de astronomia. Antes da observação ocorrerá uma palestra na qual serão apresentados aos participantes os conceitos básicos de astronomia.

O projeto Astrocultura realiza encontros em diversos locais entre os meses de abril e setembro, época do ano em que as chuvas são escassas e as condições são melhores para a observação astronômica. O calendário dos encontros pode ser encontrado na internet (clique aqui). As inscrições são gratuitas.

Conselho Consultivo

O gerente do parque, Marcus Vinícius de Freitas, observa que o mês de setembro é particularmente importante para a conservação da biodiversidade, já que concentra várias datas comemorativas, como o dia da Árvore, celebrado no dia 21, o dia da Amazônia (5/9) e o dia nacional do Cerrado (11/9).

“Aqui na unidade de conservação, em 2015, também comemoramos os 10 anos de criação do Conselho Consultivo que é o grande espaço para discussão das nossas questões com a sociedade civil”, completa. O colegiado reúne representantes de organizações do governo e da sociedade civil que se relacionam com a unidade de conservação.

No caso do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça são 32 conselheiros (16 titulares e 16 suplentes),   que têm a missão de fortalecer a unidade de conservação. Entre suas atribuições, está a busca conjunta pelo desenvolvimento sustentável de toda a região.

Biodiversidade

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça possui 3.941,09 hectares. Está situado numa zona de transição de Cerrado para Mata Atlântica, rico em campos ferruginosos e de altitude.

A unidade de conservação é habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica e o lobo-guará. Abriga ainda seis mananciais de captação de água responsáveis pelo abastecimento de parte da população da Região Metropolitana de Belo Horizonte.