Turismo

08h32min - 22 de Setembro de 2015 Atualizado em 14h22min - 21 de Setembro de 2015

Parque das Águas de Contendas será revitalizado

Licitação para elaboração dos projetos já está aberta pela Codemig

Divulgação/Codemig
Projeção de um dos quiosques das fontes do Parque Águas de Contendas

O Parque das Águas de Contendas, no pequeno município de Conceição do Rio Verde, no Sudoeste de Minas, Gerais será reformado. A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) abriu licitação para a elaboração dos projetos de reforma e revitalização do espaço. O investimento nesta fase - de projetos - será de cerca de R$ 120 mil.

A principal atração do espaço são suas fontes de água gasosa, ferruginosa e magnesiana, com qualidades terapêuticas. Com a reforma, as fontes serão revitalizadas, atendendo às exigências da Legislação Sanitária e as Normas de Acessibilidade.

O parque também receberá um novo projeto de paisagismo e terá a cobertura vegetal das margens dos córregos existentes reconstituída, para prevenir o assoreamento. Os passeios terão os revestimentos substituídos por material que auxilie na permeabilidade das águas.

Os visitantes, por sua vez, contarão com uma portaria – atualmente, o parque não tem – com acesso principal e outras instalações. Além disso, o projeto prevê a construção de um espaço coberto para lazer contemplativo dos usuários, instalação de equipamentos de recreação infantil e de ginástica.

Licitação

Poderão participar da licitação empresas que atenderem às condições estabelecidas no edital, que se encontra no site www.codemig.com.br. Os envelopes de habilitação e proposta de preços serão recebidos até o dia 1º de outubro de 2015.

Circuito das Águas

O Parque Águas de Contendas já teve seu tempo de glória. Em 23 de junho de 1884, suas fontes de água receberam a visita do imperador Dom Pedro II.

Com 5.200 m² de área, o parque faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, mas não estava fazendo jus a isso. É que ele foi abandonado em gestões passadas e toda sua estrutura está degradada.

O Circuito das Águas é formado pelas cidades de Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Lambari, Maria da Fé, Soledade de Minas e Três Corações.

Os municípios são conhecidos pelo poder medicinal de suas águas, provindas da Serra da Mantiqueira, e por serem excelentes destinos para turistas que buscam opções de lazer, tranquilidade e relaxamento no estado.

As águas de cada uma das cidades possuem características próprias, e, por isso, quase todas as cidades do Circuito das Águas oferecem infraestrutura turística. Em geral, os atrativos, além das águas, são casarões históricos, parques, termas e a culinária local.