Minas por Região
Economia / Desenvolvimento | Turismo

17h00min - 20 de Agosto de 2015 Atualizado em 16h43min

Parque Marimbeiro, no Circuito das Águas, será revitalizado

Governo investirá mais de meio milhão de reais nas obras que devem durar quatro meses; edital para licitação das obras foi aberto nesta quinta-feira (20/8)

O Parque do Marimbeiro, no Sul de Minas Gerais, será recuperado. A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) investirá R$ 538 mil na reforma. O edital para a licitação das obras foi aberto nesta quinta-feira (20/8).    

As intervenções são a recuperação das instalações elétricas, a restauração da fonte medicinal do Marimbeiro e da sede administrativa. Sanitários, bancos, calçadas e obras de paisagismo também passarão por reparos. Está prevista ainda a instalação de equipamentos de combate a incêndio, adaptações para facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais e o plantio de mudas típicas. As obras começarão assim que for definida a empresa responsável e devem durar 4 meses.

Preservação

O Parque do Marimbeiro fica há dois quilômetros de Cambuquira, tem área de mais de 3,5 mil metros quadrados e recebe cerca de 300 visitantes nos dias úteis e o dobro nos finais de semana. 

Uma das atrações mais importantes é o Parque das Águas, uma importante fonte de renda do município. Suas aguas minerais (ferruginosa, alcalina, magnesiana, sulfurosa, gasosa e com lítio), são famosas pelas propriedades medicinais.

Segundo o secretário Municipal de Turismo de Cambuquira, Jacy Fonseca Fernandes, a importância da obra vai além do conforto: “A reforma representa um ganho para a população de Cambuquira, turistas porque preserva a tradicional fonte do Marimbeiro, um património histórico do nosso município”, salienta.

História

O nome do parque, "Marimbeiros", corresponde a certo tipo de árvore frondosa, da família do tamarindeiro, que existia no local. Quanto à fonte medicinal do parque, registros indicam que já era conhecida desde o início do Século XVIII. A captação planejada das águas minerais e a classificação ocorreram somente em 1915, pelo chefe de Laboratório de Análises do Estado de Minas, o químico Dr. Alfredo Schaeffer. A fonte com seis bicas possui vazão total de quase 40 mil litros, por dia, de águas alcalino-gasosas e férreas.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato