Minas por Região
Cultura

08h00min - 20 de Julho de 2013 Atualizado em 07h34min

Patrimônio da cultura mineira, coreto da Praça da Liberdade será reinaugurado neste domingo

Revitalização é resultado de ação coordenada pelo Governo de Minas; vasta programação cultural marca a entrega do monumento restaurado

Izabel Chumbinho / Iepha-MG
Termo de cooperação garantiu restauração de um dos principais símbolos arquitetônicos do Estado
Termo de cooperação garantiu restauração de um dos principais símbolos arquitetônicos do Estado

Patrimônio marcante da cultura mineira, o coreto da Praça da Liberdade, localizado em área nobre de Belo Horizonte, será reinaugurado neste domingo (21). A partir um termo de cooperação firmado pelo Governo de Minas, que garantiu a realização de obras de restauração, um dos maiores símbolos arquitetônicos do Estado será reaberto ao público.

O termo de cooperação foi assinado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), o Instituto Cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG Cultural) e a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais (Anoreg-MG), que garantiu as obras de revitalização no coreto da Praça da Liberdade.

A secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, ressalta a importância da reinauguração do coreto. “Trata-se de um espaço que o público mineiro sempre ocupou com muito carinho, fazendo do coreto da Praça da Liberdade um cenário para encontros e lazer. É um verdadeiro patrimônio cultural da cidade e do Estado, que volta para os mineiros agora restaurado”, destaca a secretária Eliane Parreiras.

Para marcar a reinauguração, o Governo de Minas promove uma intensa programação cultural para crianças e adultos. As atrações e apresentações se estenderão durante toda a manhã deste domingo, com teatro de bonecos, roda de choro, sarau de poesia e exibições de dança. Além disso, durante o evento, artistas plásticos terão a Praça da Liberdade como inspiração para pinturas e desenhos ao ar livre.

Após quase dois anos interditado, o coreto da Praça da Liberdade está com forro, cobertura, piso, guarda-corpo, porão e pintura externa recuperados. A partir da parceria firmada pelo Iepha, BDMG Cultural e Anoreg-MG, o monumento recebeu orientação técnica da restauradora Maria Renina Reis Ramos. Durante a programação especial de reinauguração promovida pelo Governo de Minas, neste domingo, as atividades contam, ainda, com apoio do Circuito Cultural da Praça da Liberdade e da Prefeitura de Belo Horizonte.

Programação especial

A programação terá início às 9h, com a apresentação da Associação de Teatro de Bonecos do Estado de Minas Gerais. Os grupos Circulador, Cine Teatro Vagalume, Caminhão Mambembe Fiorini, Pigmalião Escultura que Mexe, Matraca, Aldeia e Tamanduá sem Bandeira apresentarão espetáculos de cenas curtas.

Para dar um toque nostálgico à reinauguração, caixas lambe-lambe – tradicionais profissionais de fotografia – também estarão espalhadas pela Praça da Liberdade, com miniaturas de encenações teatrais. Em seguida, os bailarinos da companhia de dança de rua Impacto, de Viçosa  apresentarão o espetáculo, “Cromossomo Y”. Na programação haverá o Sarau de Poesia com as participações de Murilo Antunes, Kiko Ferreira, Mário Alex Rosa, Wilmar Silva e Bianka de Andrade.

Para encerrar a programação haverá roda de choro, conduzida por Thiago Delegado e com a participação dos músicos Pablo Dias, Marcos Frederico, Ricardo Acácio e Sérgio Danilo. Durante a apresentação, os bailarinos da escola de dança “A Casa Dança de Salão” convidarão o público para dançar. O evento contará, também, com a presença do radialista Tutti Maravilha, que narrará curiosidades sobre o coreto; e os artistas plásticos Leonora Weissmann, Rachel Schembri, Thiago Mazza, Anna Goebel e Rogério Fernandes.

Patrimônio histórico

Erguido no centro da Praça da Liberdade em 1913, a estrutura artística de ferro com base em alvenaria sempre foi um espaço tradicional de cultura e lazer para a população mineira. Por décadas, aos domingos, lá se reuniam inúmeros belo-horizontinos para apreciar as apresentações promovidas pela Banda Musical do 1º Batalhão da Brigada Policial de Minas Gerais. O local também foi ponto de encontro de escritores e intelectuais.

O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Praça da Liberdade foi tombado pelo Iepha-MG em 1977. De acordo com os levantamentos reunidos no dossiê de tombamento, o coreto já fazia parte do projeto original da praça, concebido pelo arquiteto Luiz Olivieri e, após a remodelação do espaço por ocasião da visita dos reis Belgas a Belo Horizonte, em 1920, teria sido o único elemento preservado do antigo desenho da praça, conforme registros históricos.

Para acessar a programação cultural que marca a reinauguração, clique aqui (arquivo PDF).

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato