Educação | Meio Ambiente

10h16min - 22 de Setembro de 2015 Atualizado em 09h54min

Plantio de mudas em escolas estaduais marca Semana Florestal em Minas Gerais

Serão plantadas 7.200 árvores, de vários tipos, nas 3.600 escolas estaduais como parte de uma ampla ação de educação ambiental

Janice Drumond
Plantio de um ipê roxo, próximo ao prédio Minas, na Cidade Administrativa

Uma parceria entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Secretaria de Estado da Educação (SEE) pretende realizar, até o dia 25 de setembro, o plantio de 7.200 árvores, entre ipês roxos, ipês amarelos, pitangueiras, quaresmeiras e pau-brasil, nas 3.600 escolas estaduais de Minas Gerais. O objetivo da ação é, também, plantar a consciência ambiental nas crianças, jovens e em cada cidadão do Estado.

“É muito importante a implementação da educação ambiental em nossas escolas, mas mais do que isso, é importante que esse conceito de sustentabilidade esteja presente em nossas práticas educativas. Isso passa não somente por plantar uma árvore, por cuidar do verde de nossas escolas mas por termos atitudes e pensamentos sustentáveis”, diz a secretária de Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo.

A secretária frisou, também, que o conceito de sustentabilidade, que deve ser trabalhado nas escolas, passa pela conscientização e pela mudança de comportamento de cada cidadão para que “possamos diminuir nossa veia consumista, que possamos ter práticas de compra da agricultura familiar, que pensemos melhor na utilização da água e da energia elétrica, que se construa a prática para um melhor descarte e reaproveitamento de resíduos. Essa agenda com o IEF e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente é muito importante para nos ajudar a construir esse conceito de sustentabilidade, pois ele é necessário para o nosso futuro e o futuro do planeta”.

A Semana Florestal 2015 pretende, por meio de diversas ações desenvolvidas em todo o Estado, conscientizar a população mineira sobre a importância do plantio das árvores para o solo, para as águas, para o ar, para os animais e consequentemente, para a qualidade de vida.

“Além da grande relevância ambiental da árvore, ela tem um significado muito grande para a vida do homem, pois o acompanha desde o seu nascimento até a morte. Contamos com a árvore desde a confecção de nosso berço, passando pelo consumo de seus frutos, até a confecção de nossa urna funerária, por isso, essa reflexão é muito importante, pela relevância grandiosa que a árvore tem”, afirma a diretora geral do IEF, Adriana Araújo.

Durante a cerimônia de abertura da Semana Florestal 2015 foi realizado o plantio simbólico de um ipê roxo, próximo ao prédio Minas, na Cidade Administrativa. O plantio da muda contou com a participação da diretora geral do IEF, Adriana Araújo, do secretário-adjunto de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Nalton Moreira, da secretária de Estado da Educação, Macaé Evaristo, do secretário de Cultura, Ângelo Oswaldo e do subsecretário de Política Mineral e Energética da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, José Guilherme Ramos.

O evento contou com a apresentação do Coral Canto de Minas; da Orquestra de Cordas, do espetáculo teatral “Moderna Arte negra”, e com a apresentação das bailarinas Rayanni Pires e Denise Fantini, da Fundação Clóvis Salgado. O tenor Vitor Monnerat também abrilhantou o evento com sua apresentação solo.