Minas por Região
Segurança / Defesa Social

21h02min - 15 de Outubro de 2009 Atualizado em 20h34min - 27 de Junho de 2013

Polícia Civil de Minas Gerais recebe 164 novos delegados

A Polícia Civil de Minas Gerais ganhou 164 novos delegados. A formatura aconteceu em Belo Horizonte. Eles foram aprovados no concurso realizado em outubro de 2008. Com a incorporação dos novos delegados, a Polícia Civil conta com 10,2 mil policiais, em 565 delegacias e órgãos.

BELO HORIZONTE (15/10/09) - A Polícia Civil de Minas Gerais ganhou 164 novos delegados. A formatura aconteceu nesta quinta-feira (15), no auditório Topázio do Minascentro, em Belo Horizonte. Eles foram aprovados no concurso realizado em outubro de 2008 e assumem o cargo após a conclusão do Curso de Formação Policial da Carreira de Delegado de Polícia. Com a incorporação dos novos delegados, a Polícia Civil passa a contar com 10,2 mil policiais, lotados em 565 delegacias e órgãos como o Instituto de Criminalística, Detran e Instituto de Identificação.

Durante a solenidade de formatura, o chefe de Polícia Civil de Minas Gerais, delegado-geral Marco Antonio Monteiro de Castro, destacou a importância do papel dos novos policiais. “Dentre todas as carreiras públicas de formação jurídica, a de delegado de polícia é a única que investe seu titular no desafio ímpar de colher os fatos diretamente da realidade, sem mediações, justamente num setor da vida social que se destaca por ser o mais complexo de todos, que é o do crime e da violência”.

Ainda segundo Monteiro, “o êxito de qualquer projeto civilizatório, em sua inerente necessidade de coibir desvios criminais, depende necessariamente do trabalho que nós, policiais civis, desempenhamos na condução de nosso ofício, materializado no instrumento do inquérito policial”.

Os novos delegados serão designados para as cidades de Ipatinga, Governador Valadares, Guanhães, Montes Claros, Patos de Minas, Pedra Azul, Ponte Nova, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Janaúba, Paracatu, Diamantina, Capelinha, Pirapora, Nanuque, Araxá, Almenara, Januária e Unaí. Trata-se da primeira vez que o concurso público foi realizado de forma regionalizada, já visando a atender a todas as comarcas.

Teoria e Prática

Os delegados recém-formados foram capacitados pelo Curso de Formação Policial da Carreira de Delegado de Polícia, ministrado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol). Durante três meses eles tiveram aulas práticas e teóricas, cumprindo a carga horária de matérias como manejo e controle de armas de fogo e técnicas de ação policial. Os novos policiais participaram também de um ciclo de estudos jurídicos promovido pela Acadepol, recebendo orientações para seu trabalho rotineiro e de atuação em conjunto com outras instituições que promovem a segurança pública.

De acordo com o diretor da Acadepol, delegado Cylton Brandão da Matta, o curso merece destaque por “apresentar aspectos da vivência diária no combate à criminalidade e a necessidade e importância do trabalho conjugado com instituições ligadas à segurança pública, estreitando relacionamentos para melhorar a eficiência das ações policiais conjuntas”.

Números

Os quadros da Polícia Civil de Minas Gerais foram acrescidos de 98 novos peritos, em julho deste ano. Em agosto, 234 escrivães ingressaram na corporação e, em dezembro, serão diplomados 526 agentes de polícia. Outros 1.000 agentes, já aprovados na fase objetiva, estão passando por exames biomédicos e biofísicos, e deverão ser capacitados em 2010. A meta é suprir, até o final do próximo ano, o quadro de 12,5 mil cargos existentes, com a realização de outros concursos públicos.

A Polícia Civil recebeu em setembro de 2009 a última parcela do reajuste de 30% concedido pelo Governo em 2007. Em dezembro de 2007 os policiais civis receberam produtividade no valor de 79,2% da remuneração do servidor, descontados os dias efetivamente trabalhados.

Investimentos

A Polícia Civil recebeu de 2003 a 2008, aproximadamente R$ 90 milhões em investimentos do governo estadual, destinados à compra de armas, viaturas, tecnologia de informática e comunicação, reformas e construção, mobiliário. Através da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o Governo de Minas está providenciando ainda a transferência das cadeias públicas para gestão da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi).

A medida resulta no retorno de policiais civis que estavam atuando na guarda de presos para o trabalho constitucional. De 2003 até setembro deste ano a Suapi assumiu 44 carceragens da Polícia Civil. Em Belo Horizonte a instituição não cuida mais de presos e o objetivo é que isso ocorra nos demais municípios mineiros.

Conselho Nacional dos chefes de Polícia Civil

O chefe de Polícia Civil de Minas Gerais, delegado-geral Marco Antonio Monteiro de Castro, é o novo presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CNCPC). Ele foi eleito por aclamação pelos chefes das instituições de todo o país, em reunião realizada nessa terça-feira (13), em Brasília. Monteiro passa a representar o CNCPC no Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp) e terá mandato de dois anos, renovável por mais dois.

O CNCPC tem como premissa o fortalecimento das instituições policiais dos Estados e do DF. São suas atribuições: promover e compatibilizar ações policiais civis; propor diretrizes e normas que determinem a uniformização de procedimentos na condução dessas ações; elaborar estudos visando a modernização das estruturas organizacionais nos Estados, respeitadas as peculiaridades e realidades existentes em cada área; promover estudos visando ao aperfeiçoamento e intercâmbio técnico-profissional e científico do pessoal que integra as carreiras dos quadros da Polícia Civil, de modo a melhor capacitá-lo ao exercício da sua missão constitucional; desenvolver ações que permitam agilizar a troca de informações e experiências necessárias a uma ação eficiente e eficaz das polícias civis e ainda buscar a permanente interação com os órgãos federais de segurança pública.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato