Segurança / Defesa Social

19h38min - 13 de Dezembro de 2011 Atualizado em 12h29min - 01 de Julho de 2013

Policia Civil entrega medalha Luiz Soares de Souza Rocha

BELO HORIZONTE (13/12/11) - A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, na tarde desta terça-feira (13), a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Policial Civil Delegado Luiz Soares de Souza Rocha. Trinta pessoas que de alguma forma contribuíram para a melhoria da segurança pública foram homenageadas no evento que foi realizado no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte.

O chefe da polícia, delegado geral Jairo Lellis Filho, falou sobre a relevância da homenagem. "A Medalha Luiz Soares de Souza Rocha é a maior comenda da PCMG e retrata um cidadão que foi um marco para a Instituição. Delegado, chegou ao posto de chefe da PCMG, foi eleito deputado estadual e se transformou em um ícone, uma referência para os policiais que vieram", disse.

secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, ressaltou a importância do evento. “A Polícia Civil de Minas é uma das mais respeitadas do Brasil. Nos últimos dez anos, obteve um salto de qualidade incrível, aumentando ainda mais sua confiança perante à população. É uma honra receber esta titulação da Polícia Civil, sobretudo por ela carregar o nome de Luiz Soares da Rocha, um dos ícones da segurança pública mineira”, frisou.

Durante o evento, os filhos do delegado Luiz Soares de Souza Rocha, Marco Antônio de Melo Soares, perito criminal da PCMG, e Roberto Luiz Soares de Melo receberam uma placa de homenagem.

“A PCMG é um exercício vivo de cidadania e sempre mereceu a administração do povo mineiro. A Medalha homenageia meu pai e tantos outros que sempre procuraram cultivar a virtude da justiça. Desejo agradecer à instituição pela realização de uma bela solenidade”, disse Marco Antônio de Melo Soares, filho do patrono da Medalha.

Participaram da solenidade o chefe da Polícia Civil, delegado geral Jairo Lellis Filho; o secretário de Defesa Social, Lafayette Luiz Doorgal de Andrada; os membros do Conselho Superior de Polícia; além de diversas autoridades e policiais civis.

Medalha Luiz Soares da Rocha

Criada pela Lei nº 7.920 de 8 de janeiro de 1981, a Medalha do Mérito Policial Civil Delegado Luiz Soares de Souza Rocha destina-se a contemplar o mérito de policiais civis, personalidades e instituições que prestaram relevantes serviços à sociedade.

Delegado-geral e ex-deputado estadual, Luiz Soares de Souza Rocha ocupou vários cargos no alto escalão da polícia, chegando a chefe da instituição em Minas. Pelo trabalho na área de segurança, a Assembleia Legislativa aprovou lei dando o nome do delegado à medalha de mérito policial entregue anualmente pela Polícia Civil de Minas Gerais.

Agraciados em 2011:

- Celso Ávila Prado, delegado geral, membro do Conselho Superior de Polícia e superintendente de Investigação e Polícia Judiciária;

- Wellington Peres, delegado geral, membro do Conselho Superior de Polícia e superintendente de Informações e Inteligência Policial;

- Diógenes Coelho Vieira, membro do Conselho Superior de Polícia, médico legista e superintendente de Polícia Técnico- Científica;

- Alcides Costa, delegado geral;

- Apae da cidade de Varginha, representada pela presidente da entidade Katia Nogueira;

- Bruno Terra Dias, juiz de direito e presidente da Amages;

- Daniel Cabaleiro Saldanha, assessor do Governo de Minas;

- Dinis Pinheiro, deputado Estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

- Elder Gonçalo Monteiro Dangelo, delegado geral;

- Geórgia Ribeiro Rocha, subsecretária de Promoção da Integração e Defesa Social;

- Gustavo de Castro Magalhães, secretário Geral da Governadoria;

- Helbert Alexandre do Carmo, delegado de Polícia;

- Henrique de Oliveira, delegado geral;

- Hudson Ferreira Sales, delegado adido da Assembleia Legislativa de Minas Gerais;

- Jairo Cruz Moreira, promotor de Justiça, coordenador de Planejamento Institucional do Ministério Público de Minas Gerais.

- Jefferson Botelho Pereira, delegado geral chefe do 2º Departamento de Polícia Civil;

- José Mauro de Moraes, médico legista classe especial e diretor do Instituto Médico Legal de Belo Horizonte;

- Lafayette Luiz Doorgal de Andrada, secretário de Estado de Defesa Social;

- Leonardo Duque Barbabella, promotor de Justiça, coordenador do CAAOP;

- Leopoldo Mameluque, juiz da Corregedoria de Justiça;

- Cel. PM Luiz Carlos Dias Martins, chefe do Gabinete Militar do governador do Estado de Minas Gerais;

- Luiz Humberto Dutra, vereador e presidente da Câmara Municipal de Uberaba;

- Maria Celeste Moraes Guimarães, da Cemig;

- Cel. Sílvio Antônio de Oliveira Melo, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais,

- Sueli Ribeiro da Paixão, delegada de classe especial;

- Teófilo Pereira de Carvalho, delegado de Polícia;

- Tiago Ulisses, deputado Estadual do Estado de Minas Gerais;

- Valéria da Silva Rodrigues, juíza de Direito titular da Vara da Infância;

- Wanderson Gomes da Silva, delegado adido ao Ministério Público de Minas Gerais;

- Willian Alencar de Abreu, investigador de Polícia.