Segurança / Defesa Social

11h51min - 28 de Julho de 2015 Atualizado em 11h52min

Polícia Militar estende projeto social para áreas de assentamento da capital

A intenção da medida é levar a cidadania aos moradores destes espaços marginalizados e, com isso, garantir proteção social

A Polícia Miliar de Gerais tem como prática realizar ações sociais em zonas de risco da capital, como em favelas e aglomerados. A intenção da medida é levar a cidadania aos moradores destes espaços marginalizados e, com isso, não deixar que os locais se transformem em guetos onde o Estado tenha dificuldades de levar a lei e a ordem.

Este tipo de estratégia é comum para a corporação policial. A novidade é que, pela primeira vez, ela foi levada para um assentamento, numa tentativa de rever a relação da polícia com este tipo de ocupação urbana. No último final de semana, a Polícia Militar levou a experiência ao assentamento Dandara, na região da Pampulha, na capital mineira.

A intervenção bem-sucedida contou com o apoio da comunidade e serviu para estreitar a relação da Polícia Militar com os moradores. Estima-se que estiveram presentes ao evento cerca de quatro mil moradores do assentamento. Entre outras ações, foram distribuídas 105 cestas básicas, 15 senhas para o casamento civil e 450 quites de limpeza dentária.

“A ideia é fazermos uma intervenção de policiamento para evitar que lá vire um gueto e facilite a ação dos criminosos. Antes, havia o isolamento. Com isso, o local atraía vários cidadãos infratores. Nossa ideia é que isso não aconteça com a presença do policiamento”, explica o major Claudio Alves da Silva, do 15º Batalhão.

“Não podemos perder o controle do local. Queremos dar um choque de lei e ordem para que lá seja uma comunidade inserida na sociedade. Preocupamo-nos com a segurança das cerca de cinco mil famílias que vivem lá”, afirma Claudio Alves da Silva.

A corporação também manteve um estande no local, onde passou orientações sobre violência doméstica, promoveu passeio de viatura e apresentação da banda da Polícia Militar.

Ação global

A iniciativa da Polícia Militar aconteceu dentro da Ação Global, realizada em parceria com a Polícia Civil, prefeitura de BH e Cemig, entre outros órgãos públicos. Além das ações já citadas, destaca-se ainda o atendimento de 120 pessoas pela assessoria jurídica; aferição de pressão e glicemia de 385 pessoas; tratamento dentário de 45 pessoas; confecção de 80 carteiras de identidade; corte de cabelo e maquiagem de 120 pessoas; além da oficina de algodão doce, distribuição de brindes e brinquedos, entre outras ações educativas e de lazer.

“Elaboramos com os órgãos e a comunidade organizada uma série de serviços, principalmente envolvendo as lideranças locais. Tivemos uma sintonia e uma sinergia muito grande com a comunidade, que aprovou a nossa atuação e está nos apoiando para realizar outras estratégias no local”, salienta o major Claudio.