Governador

12h51min - 25 de Outubro de 2013 Atualizado em 14h37min

População do município de Ribeirão das Neves recebe 60 ônibus novos

Veículos irão substituir outros que não estão em perfeitas condições de circulação. Medida atende reivindicação dos usuários do transporte público

Carlos Alberto/Imprensa MG
O governador Anastasia entregou a chave de um dos ônibus à prefeita de Ribeirão das Neves

A partir desta sexta-feira (25), 60 ônibus novos estão sendo integrados às linhas metropolitanas que atendem ao município de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O governador Antonio Anastasia participou, ao lado da prefeita de Ribeirão das Neves, Daniela Correia, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, do ato de incorporação dos veículos à frota. Os novos ônibus substituirão outros que não estão em perfeitas condições de circulação. A medida atende reivindicação dos usuários de transporte público no município e integra um conjunto de ações, anunciadas em junho deste ano, que visam melhorar a qualidade do atendimento das linhas que trafegam pela BR-040.

“Este é um passo relevantíssimo porque estamos aqui cumprindo um compromisso que fizemos, que foi o de renovação da frota. Foi até uma intervenção, pois a empresa concessionária foi substituída e a nova assumiu com o compromisso de renovar a frota e colocá-la funcionando nos horários certos. O transporte metropolitano que serve à cidade de Ribeirão das Neves vai ter, certamente, uma melhoria extremamente positiva já com esta entrega. Vamos continuar trabalhando porque sabemos que nem tudo está ainda resolvido, e outros passos, inclusive em relação à competência do Estado no que se refere à pavimentação das vias estaduais, estão sendo dados”, destacou o governador Anastasia.

Durante a solenidade, o governador entregou a chave de um dos ônibus à prefeita de Ribeirão das Neves e recebeu uma réplica do veículo das mãos do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) e do Grupo Saritur, Rubens Lessa Carvalho. Além dos 60 ônibus novos, outros 65 foram completamente reformados. Assim, aproximadamente 48% da frota foi trocada ou reformada.

Com a entrada dos novos ônibus será possível o recolhimento de mais veículos para reforma geral, já que a meta é revitalizar, até o fim do ano, toda a frota. Os custos da compra e reforma dos ônibus são de responsabilidade da empresa do Grupo Saritur e não irão influenciar no valor das passagens. A frota atual que atende Ribeirão das Neves é de 255 veículos, que transportam mensalmente 1,6 milhão de passageiros, em 27,5 mil viagens. A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Pública é responsável por gerenciar o transporte intermunicipal metropolitano e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) pela fiscalização.

De acordo com a prefeita de Ribeirão das Neves, Daniela Correia, “o povo de Ribeirão de Neves se sente muito satisfeito com as providências tomadas pelo governador para que fosse feita imediatamente a troca da frota de Ribeirão das Neves. Temos a esperança de que dias melhores para o transporte coletivo da nossa cidade se iniciam aqui”. A prefeita deu as boas vindas, agradeceu e fez um pedido especial aos trabalhadores – motoristas, trocadores, agentes de bordo – da empresa que irá prestar os serviços. “Gostaria de agradecê-los por terem escolhido Ribeirão das Neves e fazer o pedido para que cuidem bem do meu povo, que os recebam bem dentro dos ônibus, que trate bem do povo de Ribeirão das Neves, que merece esse carinho e esse empenho por parte de cada um de vocês”, completou.

A solenidade de entrega dos 60 ônibus contou com a presença dos deputados estaduais João Vitor Xavier e Jairo Lessa, entre outras autoridades.

Rodovia

Outra reivindicação da população de Ribeirão das Neves é a duplicação da LMG-806, que também irá contribuir para a melhoria do transporte coletivo na região, já que a fluidez no trânsito facilitará a mobilidade da frota e o cumprimento dos quadros de horários. A obra, que teve início em julho deste ano, inclui duplicação, melhoramentos, pavimentação e restauração do trecho entre o Centro Industrial de Ribeirão das Neves e o Distrito de Justinópolis. O Governo de Minas investe R$ 35 milhões no trecho de 8 km de extensão. A previsão de conclusão das obras é em fevereiro de 2015.

Em Ribeirão das Neves, serão construídos dois Terminais Metropolitanos de Integração. Um em Justinópolis, bairro Urca (obra contratada e com previsão de início ainda em 2013) e outra no bairro Jardim Colonial (projeto de engenharia em andamento). O Terminal de Justinópolis será integrado ao BRT. Os terminais fazem parte do Programa Terminais Metropolitanos, onde serão investidos R$ 187 milhões pelo Governo de Minas na construção e reforma de 13 terminais e na melhoria dos acessos.

O objetivo é aumentar a mobilidade na RMBH, reduzindo o tempo de viagens e encurtando as distâncias. Os terminais foram planejados para garantir uma melhor urbanização das diversas regiões, e estarão concluídos em 2014. Permitirão  linhas com trajetos mais curtos e mais frequentes – as linhas alimentadoras, que, integradas aos terminais, permitirão a criação de  linhas expressas ou semi-expressas.