Reforma Agrária

13h43min - 11 de Janeiro de 2011 Atualizado em 07h15min - 28 de Junho de 2013

Produção Agroecológica encerra o ano de 2010 com metas cumpridas

A Secretaria de Estado Extraordinária de Regularização Fundiária e o Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter), por meio do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável cumpriram totalmente a meta de 2010. Foram implantadas as 200 unidades agroecológicas previstas nos três Consórcios de Segurança Alimentar de Minas Gerais.

BELO HORIZONTE (11/01/11) - A Secretaria de Estado Extraordinária de Regularização Fundiária (Seerf) e o Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter/MG), por meio do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) cumpriram totalmente a meta de 2010. Foram implantadas as 200 unidades agroecológicas previstas nos três Consórcios de Segurança Alimentar (Consad’s) de Minas Gerais.

O projeto Pais tem o objetivo de articular de forma permanente as ações de segurança alimentar, assistência social e educação contextualizada junto aos agricultores familiares, assentados e comunidades quilombolas residentes nas áreas rurais dos 40 municípios dos Consad’s do Médio Jequitinhonha, Vale do Urucuia e Bacia do Itabapoana. Em 2010, cerca de 300 famílias de baixa renda foram beneficiadas com alimento suficiente, seguro, barato e de qualidade.

O Pais é uma tecnologia social que apoia e financia a implantação de Unidades Produtivas Agroecológicas em pequenas propriedades sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos, com princípios agroecológicos, a fim de diversificar a produção. Dessa forma, fica garantida a melhoria na alimentação e o aumento da renda familiar com a venda do excedente produzido. O programa funciona com um galinheiro no centro, uma horta ao redor, um quintal agroecológico e um sistema de irrigação por gotejamento.

Por meio de processo produtivo sem o uso de agrotóxicos, o Pais estimula a diversificação da produção e a agricultura orgânica; reduz a dependência de insumos vindos de fora da propriedade; apoia o correto manejo dos recursos naturais (água, plantas, solo, energia,  luz solar, pequenos animais); e evita o desperdício de alimentos e o tempo do produtor, motivando assim a cultura associativa, maiores possibilidades para a comercialização e o melhor aproveitamento dos recursos humanos e financeiros. As unidades produtivas do Pais constituem-se em espaços de aprendizado de práticas orgânicas adotadas em sistemas de cultivo agroecológico.

O Projeto é um convênio do Iter/MG com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome em parceria com Sebrae e os Consad's.