Meio Ambiente

10h38min - 21 de Setembro de 2015 Atualizado em 12h34min - 22 de Setembro de 2015

Projeto de Revitalização de Sub-Bacias do Rio São Francisco garante melhorias à população

No município de Onça do Pitangui, no Norte de Minas, diversas ações já foram implementadas com o apoio da Ruralminas

Ações já mostram resultado no município de Onça do Pitangui

A Ruralminas trabalha na implantação, acompanhamento e fiscalização das obras do Projeto de Revitalização de Sub-Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco. O objetivo dessas ações é melhorar a oferta de água, conservar os solos, garantir melhor qualidade de vida para os moradores do meio rural e preservar a vegetação existente.

No município de Onça do Pitangui, já foram construídas 84 bacias de captação de água de enxurradas, 16 km de terraços, 7 km de cercamento de matas ciliares e a proteção de sete nascentes.

De acordo com o fiscal da Codevasf, Braúlio Jordão, que visitou as obras, a parceria entre Ruralminas, Emater e Codevasf é muito importante. “Sem essa parceria o projeto não caminharia. Os proprietários dos terrenos onde as ações são realizadas sempre apresentam respostas positivas através de depoimentos que reforçam a importância do projeto”, conta.

Segundo o engenheiro agrícola da Ruralminas, Paulo Fonseca Reis, o projeto garante uma série de melhorias. “Muitos benefícios são constatados na execução desse projeto, como por exemplo, aumento da produção das áreas revitalizadas, melhoria das pastagens, aumento da umidade no solo, preservação de nascentes e leitos d’água, garantia de trafegabilidade através de estradas vicinais, diminuição do êxodo rural, entre outros”, garante.

O Projeto de Revitalização de Sub-Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco abrange 178 municípios e totaliza o cercamento de 1.123 nascentes, 1.028 Km de cerca para a proteção de matas de topo e ciliares, 53.784 bacias de captação de águas pluviais e de enxurradas, 3.450 Km de terraços em áreas degradadas de pastagens e cultivos, 813 Km de adequação e conformação de estradas vicinais com enfoque ambiental.

Esse trabalho é realizado por meio de convênio firmado entre a Ruralminas e Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e parceria de trabalho com a Emater-MG.