Segurança / Defesa Social

18h54min - 20 de Agosto de 2009 Atualizado em 18h58min - 14 de Junho de 2013

Projeto Mão na Massa forma primeira turma de jovens

BELO HORIZONTE (20/08/09) - O projeto de capacitação profissional, “Mão na Massa”, parceria do Governo de Minas e Centro Universitário Uni-BH, entregou certificados de conclusão a 150 jovens de Belo Horizonte e região metropolitana. Foram oferecidas capacitações nas áreas de panificação, informática, robótica, manipulação e conserva de alimentos, hotelaria, elétrica, entre outros. As inscrições para os próximos cursos estão abertas.

O Mão na Massa é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) e o Uni-BH e tem por finalidade capacitar em cursos profissionalizantes, gratuitamente, jovens em situação de vulnerabilidade social de BH e região metropolitana.

O jovem Isaac Vilela Faria, de 20 anos, foi um dos jovens capacitados nos cursos de garçom e de técnicas de arrumador e camareira oferecidos pelo Mão na Massa e já está trabalhando num restaurante . “Lá sou copeiro, mas sempre ajudo os outros garçons a servir os clientes e chego até a ganhar gorjeta”, relata o jovem. Ele diz que o próximo passo é fazer faculdade de administração e abrir, junto com o irmão, uma empresa de moto-entrega. “O Mão na Massa me abriu as portas e me mostrou que a faculdade é para todos”, completa.

Para o coordenador Especial de Juventude da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, Roberto Tross, o projeto traz essa compreensão relatada por Isaac, de que a faculdade é um espaço democrático para exercitar o conhecimento. “Esse é um momento de honra para nós e principalmente para você, jovens participantes do projeto, que tiveram a oportunidade de conviver com esse universo, e puderam perceber que a universidade é algo possível. Esse é o início de um sonho”, disse o coordenador.

Novas vagas

Para este segundo semestre já estão abertas 255 vagas, distribuídas em nove cursos (auxiliar de eletricista - 60 horas/aula; auxiliar de padeiro - 30 horas/aula; ténicas de camareira e arrumador - 25 horas/aula; garçom - 25 horas/aula; recepcionista - 25 horas/aula; técnica de processamento de vegetais (produção de geléias, compotas, doces de corte e cremosos) - 40 horas/aula; introdução à informática - 60 horas/aula; jovem empreendedor - 45 horas/aula; e cuidador de idosos - 56 horas/aula).

As aulas acontecerão nos laboratórios do Uni-BH, no Campos Estoril e serão dadas por alunos dos cursos de eventos, ciência da computação, engenharia elétrica e de alimentos, fisioterapia e administração, sob a supervisão dos professores das respectivas áreas da instituição de ensino. Os jovens beneficiados ainda recebem transporte e lanche.

Os interessados em se inscreverem em um dos cursos deverão entrar em contato com a Diretoria de Qualificação da Coordenadoria Especial da Juventude pelo telefone (31) 3349-2851 ou enviar e-mail para dirq@juventude.mg.gov.br.