Minas por Região
Educação | Segurança / Defesa Social

12h08min - 10 de Junho de 2015 Atualizado em 17h40min

Projeto Patrulha Escolar promove boa convivência em escolas da rede estadual

Programa que reforça a ação do militar como parceiro conciliador da comunidade é aprovado por educadores, alunos e vizinhos

Carlos Alberto / Imprensa MG
PM parceiro dos alunos e professores
PM parceiro dos alunos e professores

Patrulha Escolar, programa desenvolvido pela Policia Militar de Minas Gerais (PMMG) e Secretaria de Estado da Educação (SEE), promove a assistência policial à comunidade escolar e seu entorno. O projeto hoje está presente em 350 cidades, 41% de todo estado, e será expandido.

Segundo o assessor de imprensa da PMMG, major Gilmar Luciano, a meta é que a Patrulha Escolar esteja presente nos 853 municípios. Nas localidades onde o projeto ainda não chegou, a polícia adota as práticas convencionais de prevenção e combate à criminalidade.

De acordo com dados da SEE, Minas Gerais tem 543 escolas (15%) em regiões de vulnerabilidade social.  “Queremos este tipo de ação porque isso corrobora com a filosofia da PM mineira, que é estar ao lado da comunidade”, diz o major Gilmar.

Para superintendente de Modalidades Temáticas Especiais da SEE, Iara Viana, o policial conquista o respeito na escola como cidadão, o que vai além de sua atuação como uma autoridade da segurança.

“Os preceitos deste projeto são diálogo, respeito e parceria. A patrulha é uma das ações que reforçam a segurança nas unidades de educação. E segurança se refere à pacificação e boa convivência neste ambiente. Isso vai muito além da simples redução de criminalidade no entorno da escola”, ressalta Viana.

Resultados

A Escola Estadual São Pedro e São Paulo, na região Norte de Belo Horizonte, sofria com depredações e furtos. De acordo com a diretora Rosane Guimarães, depois da implantação da Patrulha Escolar, os crimes foram reduzidos.

“Primeiro, apresentamos o militar como parceiro conciliador na comunidade. Ampliamos a relação de confiança por meio de canais tecnológicos, tais como whatsApp, e-mail e telefones (fixos e celulares), proporcionando um pronto atendimento, quando necessário. Hoje  trabalhamos juntos direção, professores alunos, familiares e militares. Nos bons e maus momentos”, conta a diretora.

O comandante da 15ª Cia de PM, major Cláudio Silva, implantou a Patrulha Escolar na região Norte da capital. Para ele, a principal vitória é a desconstrução da imagem rígida da autoridade policial.

“Por meio de relações solidárias com os moradores, de rodas de conversa, carro de som com dicas de segurança e promoção de eventos culturais mostramos que estamos juntos pela harmonia”  comenta Silva.

Abordagem diferenciada

A abordagem estratégica militar entre os alunos e professores é de natureza prioritariamente preventiva. No entanto, quando necessário, a ação pode ser repressiva, usada especialmente em casos de desordem, medo, violência verbal e física, crimes contravenção penal ou infrações administrativas, dentro e no entorno das escolas.

Treinamento especial

Além da formação padrão, o policial responsável pela ronda escolar recebe um treinamento específico para atuação em ambiente escolar e na modalidade Proerd, em um curso com carga horária de 80 horas/aula.

Na escola, as abordagens respeitam os costumes e o modo de vida de cada comunidade, adequando a eles suas atividades operacionais, sem comprometer diretrizes emanadas pelo policial militar.

Como solicitar a Patrulha Escolar

- O responsável pela escola deve solicitar ao Batalhão da área o apoio da Patrulha Escolar

- Depois de analisar o pedido, a PM verifica a prioridade de atendimento segundo o contexto.

- Num primeiro momento é feita uma abordagem à comunidade escolar e seu entorno.

- O gestor da escola junto à PM desenvolve as ações específicas, que podem ser preventivas, com rondas no entorno e no interior dos estabelecimentos de ensino, com vista à prevenção da criminalidade e à restauração da ordem e da tranquilidade.

- Em casos de conflitos ou crimes, a Patrulha Escolar pode ser acionada via 190, telefone da Cia da PM que atende à escola ou ainda via celular, segundo acordado entre as partes.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato