Palavra do Governador

06h00min - 19 de Dezembro de 2013 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Proteção das riquezas naturais de Minas é o tema do Palavra do Governador

Segundo Antonio Anastasia, a conservação dos biomas deve ser uma preocupação de toda a sociedade, por ter impacto direto em outras atividades

Uma das maiores riquezas de Minas Gerais, o meio ambiente e as ações de conservação e proteção dos variados biomas presentes no Estado são o tema do programa Palavra do Governador desta semana. De acordo com Antonio Anastasia, a sustentabilidade ambiental está diretamente ligada, no caso mineiro, ao êxito de atividades como o ecoturismo, o abastecimento de água e o agronegócio e, portanto, deve ser uma das prioridades das gestões estadual, municipal e federal.

“Criamos, desde 2011, 36 unidades de conservação. Recentemente, foram duas apenas no Vetor Norte, sempre alinhado com o setor ambientalista. Em Minas, no total, são mais de 300 unidades”, destaca o governador.

Segundo Anastasia, um dos biomas mais ameaçados e que, por isso, está recebendo grande atenção do Estado, é a Mata Atlântica. Apesar do constante desmatamento desde o início da colonização do Brasil, esse tipo de vegetação ainda apresenta vários trechos preservados em Minas Gerais.

Em função disto o Governo de Minas determinou a suspensão total de qualquer corte na Mata Atlântica e a criação de uma força tarefa para identificar os locais mais frágeis. “A Mata Atlântica é uma riqueza única. O Parque Estadual do Rio Doce, por exemplo, é uma mostra maravilhosa de como era a cobertura original de nosso Estado. Então, todo cuidado deve existir a favor da proteção deste bioma”, aponta o governador mineiro.

Entre as várias outras iniciativas do Estado voltadas para a proteção ao meio ambiente em Minas estão, ainda, a aquisição de 70 veículos para os parques estaduais, a criação da Força Tarefa Previncêndio, a fim de combater as ocorrências de incêndios florestais, e a constituição de 36 comitês de bacias hidrográficas para acompanhar a qualidade das águas em todo o estado. “Todo o Sistema Estadual de Meio Ambiente, em parceria com a sociedade, tem um trabalho muito grande pela frente para enfrentar esse desafio: continuar crescendo, mas sem esquecer a sustentabilidade e a proteção ao meio ambiente”, conclui Antonio Anastasia.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.