Reforma Agrária

17h45min - 21 de Maio de 2010 Atualizado em 07h35min - 29 de Junho de 2013

Quase três mil famílias receberão título de propriedade em várias regiões de Minas

Aproximadamente 14 mil pessoas serão beneficiadas na próxima semana com a entrega de 2,7 mil títulos de propriedade rural e urbana em treze municípios do Centro-Oeste, Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha. A entrega acontece entre os dias 25 e 29 de maio por meio da Secretaria Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária (Seara) e pelo Iter.

BELO HORIZONTE (21/05/10) - Aproximadamente 14 mil pessoas serão beneficiadas na próxima semana com a entrega de 2,7 mil títulos de propriedade rural e urbana em 13 municípios. A entrega acontece entre os dias 25 e 29 de maio por meio da Secretaria de Estado Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária (Seara) e pelo Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter).

Em Curvelo, na região Central do Estado, a entrega de títulos de propriedade urbanos acontece na próxima terça-feira (25) onde 138 famílias passarão a ser proprietárias de seus imóveis; em Datas, no Vale do Jequitinhonha, serão entregues 22 títulos e em Diamantina, também no Vale do Jequitinhonha, 111 títulos urbanos. Ainda no dia 25 de maio, em Minas Novas (Vale do Jequitinhonha) serão entregues 14 títulos urbanos e 3 rurais.

Nesta quarta-feira (26) serão entregues em Virgem da Lapa (Vale do Jequitinhonha) 15 títulos urbanos e 145 rurais. No mesmo dia, em Araçuaí (Vale do Jequitinhonha), mais 303 posseiros receberão o documento da terra e em Rubelita (Norte de Minas) mais 110 títulos rurais.

Na quinta-feira (27) 203 títulos, sendo 27 urbanos e 176 rurais, serão entregues em Salinas (Norte de Minas) e mais 162 títulos rurais em Santa Cruz de Salinas (Norte de Minas). Em Taiobeiras (Norte de Minas) serão mais 136 títulos rurais. Ainda na quinta-feira, Indaiabira (Norte de Minas) recebe 198 títulos rurais.

O município de Rio Pardo de Minas (Norte do Estado), também está dentro da programação de entregas de títulos da próxima semana. Na sexta-feira (28), serão entregues 19 títulos urbanos e 352 rurais naquela cidade. No mesmo dia, Santo Antônio do Retiro e Mato Verde, ambas no Norte de Minas, recebem 298 e 165 títulos rurais, respectivamente.

As ações de entrega de títulos da semana serão encerradas no sábado (29), com a entrega de 15 títulos urbanos e 380 rurais em Monte Azul (Norte de Minas).

Os recursos nos municípios de Curvelo, Datas, Diamantina, Mato Verde e Monte Azul, são 100% do Governo de Minas, que beneficiará aproximadamente três mil pessoas. O Programa de Regularização Fundiária Rural e Urbana do Governo do Estado tem contribuído para estimular a economia dos municípios. A regularização da posse é importante para o cidadão, que passa a ter a segurança jurídica da propriedade e condições para acessar linhas de crédito para reformar ou construir a casa, e também para a prefeitura que terá melhores condições para planejar o crescimento da cidade.