Minas por Região
Meio Ambiente

15h58min - 31 de Julho de 2015 Atualizado em 16h06min

Reciclagem de papel gera economia no gerenciamento da Cidade Administrativa

Cerca de 200 toneladas são enviadas para reciclagem por ano. Três associações e cooperativas realizam o recolhimento dos resíduos

Dados do Programa Ambientação demonstram que 600 toneladas de resíduos são geradas, em média, por ano, na Cidade Administrativa de Minas Gerais. Desse total, mais de 200 toneladas são enviadas para reciclagem.

O trabalho envolve 183 pessoas de três associações e cooperativas que realizam o recolhimento dos resíduos no local. Os trabalhadores são beneficiados pelo trabalho e, consequentemente, pela renda gerada com a venda desses materiais. De acordo com informações das associações e cooperativas, a renda total gira em torno de R$ 66 mil mensais.

O programa Ambientação atua no incentivo de consumo consciente da folha de papel A-4, por meio de campanhas de sensibilização. A medida contribui para o aumento da vida útil da folha de papel A-4 com o reaproveitamento na confecção de blocos de anotações. Outra finalidade desse trabalho é o encaminhamento de papéis para associações de catadores de material reciclável.

O gestor ambiental Leandro Rocha ressalta que “uma das vantagens desse trabalho é a adesão de práticas ecológicas corretas, quanto ao consumo consciente do papel, incentivando a minimização de uso desse recurso, além de alternativas para o aumento da vida útil do papel e reciclagem”.

Os blocos são confeccionados por meio de uma parceria com a Imprensa Oficial de Minas Gerais. Leandro Rocha salienta ainda que “além do ganho dos colaboradores com os blocos, há o ganho ambiental, uma vez que não comprar papel virgem gera economia de recursos como madeiras, água, energia, entre outras matérias prima”.

Outro ponto é a compensação financeira com o trabalho e geração de renda às Associações dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare), Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ribeirão das Neves (Comarrin), Associação de Recicladores e grupos Produtores da Vila Esportiva e Região (Coopervesp).

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato