Minas por Região
Governador

15h57min - 21 de Abril de 2011 Atualizado em 21h57min - 30 de Junho de 2013

Restos mortais de inconfidentes são depositados no Museu da Inconfidência

OURO PRETO (21/04/11) - O governador Antonio Anastasia e a presidente da República, Dilma Rousseff, depositaram, nesta quinta-feira (21), os restos mortais dos inconfidentes José de Resende Costa, João Dias da Mota e Domingos Vidal de Barbosa no Panteão do Museu da Inconfidência em Ouro Preto, na região Central do Estado. O sepultamento, mais de 200 anos após suas mortes no degredo na África, foi autorizado depois que a ossada dos inconfidentes foi oficialmente identificada pela Faculdade de Odontologia da Unicamp, em Piracicaba (SP). José de Resende Costa, João Dias da Mota e Domingos Vidal de Barbosa se juntam a outros 13 inconfidentes já sepultados no monumento.

A identificação das ossadas exigiu anos de estudos e uma parceria entre história e ciência. Com o trabalho de especialistas em odontologia legal da Unicamp, o Museu da Inconfidência - que desde 1980 realizava pesquisas históricas sobre o caso - pôde comprovar que os ossos, repatriados da África para o Brasil nos anos 1930, são mesmo dos três inconfidentes. Os estudos foram realizados por equipe da Unicamp chefiada pelo professor Eduardo Daruge, doutor em odontologia legal. A solenidade contou com a presença de ministros, autoridades e familiares dos inconfidentes.

Localizado na antiga Casa de Câmara e Cadeia de Ouro Preto, o Museu da Inconfidência é uma das mais importantes atrações turísticas de Minas Gerais. Foi inaugurado em 1944 para preservar, pesquisar e divulgar objetos e documentos relacionados à Inconfidência Mineira.

No Museu está o Panteão dos Inconfidentes, monumento criado em 1942 onde estão 14 lápides funerárias, 13 delas ocupadas pelas ossadas dos inconfidentes repatriadas da África e uma vazia, dedicada aos participantes cujos corpos não foram localizados.

Sobre os inconfidentes identificados:

José de Resende Costa, pai (1728-1798) - Era capitão do Regimento de Cavalaria Auxiliar da Vila de S. João e fazendeiro em Arraial da Laje, hoje chamado Resende Costa (MG). José de Resende Costa foi preso em 1789, junto com seu filho de mesmo nome, e condenado à morte com outros inconfidentes. No degredo, foi contador e distribuidor forense até 1798, quando morreu. Seu filho voltou ao Brasil em 1803.

João Dias da Mota (1744 – 1793) - Nasceu em Vila Rica. Foi capitão do Regimento da Cavalaria Auxiliar da Vila de S. João e fazendeiro. Era amigo de Tiradentes. Morreu em setembro de 1793, nove meses após chegar a Cacheu, de uma epidemia que assolou a região.

Domingos Vidal de Barbosa (1761-1793) - Nasceu em Capenduva, de família abastada. Estudou medicina em Bordeaux, na França. Participou de forma discreta na conspiração. Encontrou-se com Thomas Jefferson (então embaixador na França e depois presidente americano) na Europa, quando teria obtido apoio à causa dos inconfidentes.

Os 13 inconfidentes já sepultados no Panteão do Museu da Inconfidência:

Inácio José de Alvarenga Peixoto, Tomaz Antônio Gonzaga, João da Costa Rodrigues, Francisco Antônio de Oliveira Lopes, Salvador Carvalho do Amaral Gurgel, Vitoriano Gonçalves Veloso, Vicente Vieira da Mota, Antônio Oliveira Lopes, José Aires Gomes, Luiz Vaz de Toledo Pisa, Domingos de Abreu Vieira, Francisco de Paula Freire de Andrada e José Álvares Maciel.

Para mais informações sobre a identificação das ossadas, clique aqui (Arquivo do Word).

As fotos da cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência - 21/04/2011 - Ouro Preto (MG) - estão disponíveis no Flickr.

Banco de imagens oficiais da solenidade: http://www.flickr.com/photos/governo_de_minas_gerais/sets/72157626415547651/

Banco de imagens dos agraciados com a Medalha da Inconfidência: http://www.flickr.com/photos/governo_de_minas_gerais/sets/72157626540269342/

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato