Minas por Região
Cultura | Turismo

12h35min - 30 de Setembro de 2015 Atualizado em 12h35min

Resultado de licitação dá mais um passo para restauração de capela em Santa Bárbara

Construtora de Itabirito atendeu aos requisitos colocados pelo Iepha-MG e foi habilitada para realizar as reformas do patrimônio histórico, no valor de R$ 659 mil

Divulgação/Iepha
Capela Senhor dos Passos, no distrito de Brumal, em Santa Bárbara, é datada do início do Século XVIII
Capela Senhor dos Passos, no distrito de Brumal, em Santa Bárbara, é datada do início do Século XVIII

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) publicou na edição de sábado (26/9) do diário oficial Minas Gerais o resultado da licitação para a reforma do prédio e restauração de peças da capela Senhor dos Passos, no distrito de Brumal, em Santa Bárbara.

A empresa responsável será a Impacto Construtora Empreendimentos e Serviços Eireli, que fará as obras com o valor global de R$659.036,95.

As obras previstas no edital são a reforma e restauração da capela do Senhor do Passos, inclusive o adro, a restauração da imagem do senhor dos Passos e a recuperação de fachadas das edificações situadas à rua principal e Praça Santo Amaro. A data de inicio das obras será divulgada após a assinatura do contrato.

Sobre a capela

Construída por volta de 1865, a capela Senhor dos Passos pertence ao conjunto do povoado tombado pelo Iepha-MG e compõe, com seu pequeno adro, um pitoresco espaço urbano que propicia destaque à edificação.

A capela possui pouca ornamentação externa, o que valoriza uma linguagem simétrica e sóbria. Apresenta telhado em duas águas, com galbo e beiral com guarda pó (forro de tábuas que cobre as ripas do telhado) e cachorrada aferente (peças de madeira que sustentam o telhado), além de telhas em capa e bica. Sua planta é muito simples, composta de uma nave e um coro, localizado sobre a porta principal.

De estilo arquitetônico retangular, a construção possui estrutura em madeira autoportante, vedação em adobe e tijolos. Seus cunhais em madeira destacam-se pela coloração azul, aplicada também nas molduras e peças dos vãos, guarda-pó, cimalhas e cachorrada aferente, características das construções da arquitetura tradicional. Marcando seu eixo de simetria há um óculo (orifício redondo) na fachada principal, acima das janelas.

Sobre o distrito

Localizado ao pé da Serra do Caraça, o distrito de Brumal se origina dos primeiros anos do Século VXIII, quando o bandeirante Antônio Bueno descobriu as minas de ouro da região. O perímetro urbano é pequeno, resumindo-se à grande praça contígua à igreja e na rua que já serviu de principal acesso ao complexo do Caraça.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato