Minas por Região
Saúde

20h43min - 13 de Julho de 2009 Atualizado em 04h53min - 30 de Junho de 2013

Reunião em BH discute ações para a Final da Libertadores

Uma reunião entre a Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e Secretaria de Estado de Turismo teve como objetivo orientar a rede hoteleira para receber os argentinos que virão assisitir ao jogo entre Cruzeiro e Estudiantes.

BELO HORIZONTE (13/07/09) - Na tarde desta terça-feira (13), foi realizada uma reunião entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur) com o intuito de orientar a rede hoteleira a receber com segurança as pessoas que virão da Argentina para o jogo de quarta feira (15), entre Cruzeiro e Estudiantes. Os cuidados de prevenção devem ser tomados, mas é importante que não haja nenhum tipo de preconceito.

Todos os 112 hotéis de Belo Horizonte e região receberão um boletim eletrônico com informações sobre as maneiras de evitar contágio. Os bares e restaurantes da capital também receberão material informativo.

A publicação traz informações de medidas de prevenção e proteção individual. Evitar contato muito próximo, lavar sempre as mãos com água e sabão principalmente após tossir ou espirrar, não levar as mãos aos olhos, boca e nariz depois de ter contato com superfícies e objetos são cuidados fundamentais para evitar a transmissão da Influenza A e de outras doenças respiratórias. Os ambientes também devem ser mantidos constantemente ventilados, arejados e recebendo luz solar.

O superintendente de Epidemiologia da SES, Francisco Lemos, ressaltou que não há a necessidade de uma grande mobilização. Segundo ele, para evitar a transmissão sustentada, esses cuidados devem ser adotados não apenas para o jogo, mas rotineiramente. “Devemos receber os torcedores da melhor forma possível e sem nenhum tipo de preconceito. Não é necessário utilizar máscaras, já que o uso desse EPI é recomendado somente para aqueles que terão contato muito próximo com pessoas com sintomas, como os profissionais de saúde”, afirmou.

Lemos ainda ressaltou que “a higienização das mãos é fundamental. Não há necessidade de separação das pessoas, nem os utensílios utilizados precisam ser lavados separadamente”.

A representante da Secretaria Municipal de Saúde, Lúcia Paixão, destacou que os cuidados previnem a transmissão das doenças respiratórias em geral. Caso algum turista apresente sintomas, os profissionais dos hotéis devem orientá-los a entrar em contato com o telefone 0800 283 2255. “É importante que não ocorra nenhuma forma de preconceito ou constrangimento para essas pessoas. Se os cuidados forem tomados não há risco”.

A presidente da ABIH-MG, Silvânia Capenema, afirmou que não é necessário nenhum alarde, e que o importante é divulgar para toda a rede os cuidados que devem ser tomados. “Nós vamos recebê-los com muito prazer e é nosso dever que não haja nenhum tipo de discriminação”, concluiu.

Outras ações

Nesse domingo (12), durante o clássico entre Atlético e Cruzeiro, frases com orientações de prevenção contra a Influenza A foram exibidas nos telões do estádio Mineirão. Também foram fixadas faixas nas entradas dos torcedores dos dois clubes com informações sobre os cuidados que devem ser tomados.

Nesta terça-feira (13), teve início a distribuição de folhetos informativos na bilheteria do Cruzeiro. Serão 70 mil folhetos, sendo 40 mil produzidos pela SES e 30 mil pela Secretaria Municipal de Saúde. No dia do jogo, haverá veiculação de mensagens sonoras e também no telão no Mineirão.

Na tarde de quarta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde se reúne com policiais que trabalharão durante o jogo, no Mineirão e também na rua, com o intuito de passar instruções sobre a Influenza A, visando evitar a contaminação.

A SES também terá um estande no Fã Fest, espaço interativo montado no estacionamento do Mineirão, com games e informações sobre a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e a Libertadores da América. No estande da SES, haverá distribuição de material informativo sobre a Influenza A. O Fã Fest acontece desta terça (13) até quarta-feira (15), das 12h às 20h.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato