17h00min - 05 de Outubro de 2015 Atualizado em 17h04min

Secretaria de Educação cria Grupo de Trabalho de Educação Quilombola

Iniciativa demonstra a prioridade dada pela nova gestão aos espaços democráticos de diálogo. Grupo terá 90 dias para a conclusão dos trabalhos

Instituído em Minas Gerais o Grupo de Trabalho de Educação Quilombola. A determinação veio por resolução publicada no Diário Oficial dos Poderes do Estado, no sábado (3/10), para a criação de um grupo focado especialmente na elaboração de subsídios para implementação de diretrizes para a educação quilombola no Estado.

A iniciativa demonstra a prioridade que a Secretaria de Estado de Educação (SEE) concede aos espaços democráticos de diálogo. O Grupo irá trabalhar na perspectiva de implementar as Diretrizes Curriculares da Educação Escolar Quilombola e de levantar as demandas das comunidades. A ideia é que as diferentes lideranças quilombolas que participam da iniciativa possam apresentar as necessidades de suas comunidades no que se refere à educação básica.

O Grupo é composto por representantes governamentais, da sociedade civil organizada e dos povos e comunidades quilombolas, como destaca a superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino, Iara Félix Viana. “É impossível pensar na Educação Quilombola sem pensar nesse corpo social. É preciso ter envolvimento, por exemplo, das secretarias municipais de educação, porque no Estado temos um número muito maior de escolas quilombolas da rede municipal. São 191 escolas municipais e 23 escolas estaduais. Toda proposta vinculada ao Estado também será pensada para os municípios. A ideia é fazer um trabalho conjunto”.

De acordo com a Resolução, o Grupo de Trabalho terá o prazo de 90 dias para a conclusão dos trabalhos. “Iremos apresentar um relatório final. Nós já fizemos um diagnóstico prévio e apresentamos nesse GT. Agora eles vão terminar a construção desse material. No final, vamos ter um diagnóstico básico da Educação Escolar Quilombola e mais do que isso, um direcionamento para onde a gente quer caminhar e as demandas que possivelmente vão aparecer. Já conseguimos identificar em uma primeira reunião a demanda para a criação das turmas de Educação de Jovens e Adultos e para a ampliação das ações da Educação Integral”, conclui a superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino, Iara Félix Viana.

A resolução pode ser consultada, na íntegra, neste link
.