09h39min - 30 de Setembro de 2015 Atualizado em 16h07min

Secretaria de Educação já liberou R$ 109 milhões para obras em escolas em 2015

Mais de 500 escolas estaduais já receberam os recursos e iniciaram as obras

Desde o início desta gestão, a Secretaria de Estado de Educação faz um esforço para mudar o quadro atual da estrutura física das escolas da rede. Um diagnóstico realizado pelo Governo de Minas Gerais mostrou que apenas 26% das unidades escolares estavam em boas condições e o restante necessitava de alguma intervenção.

Esse esforço se mostra nos números: até agora, foram liberados R$ 109.382.901,25 para reformas de escolas de todo o estado. Com esse valor, 585 escolas estaduais localizadas em 306 municípios já estão executando essas obras. Esses recursos são referentes aos pagamentos de obras autorizadas em 2014.

Os repasses para obras em prédios escolares são feitos de forma contínua e gradual para as caixas escolares. Em junho, um montante de R$ 41 milhões havia sido liberado para a realização de obras em 197 escolas estaduais, reformas que já estão em andamento. Esses recursos, somados aos pagamentos anteriores a junho e aos repasses realizados até este mês de setembro, totalizam os R$ 109 milhões.

O valor repassado às escolas até agora contempla todas as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e territórios de desenvolvimento do Estado. Confira na tabela abaixo como está distribuído esse investimento até o momento:

Obras retomadas

Outras 13 obras de escolas, em dez municípios do estado, foram retomadas neste ano, via Departamento de Obras Públicas (Deop). Essas obras foram iniciadas na gestão anterior, entre 2012 e 2013, e paralisadas nos últimos meses de 2014. São reformas de restauração e de construção de novos prédios escolares que totalizam R$ 72.731.883,66.

Entre essas escolas estão, por exemplo, a Escola Estadual Governador Milton Campos (o Estadual Central), de Belo Horizonte, que passa por uma reforma geral e de restauração dos prédios históricos, e a Escola Estadual Timóteo Lisboa Guerra, de Jaíba, no Norte de Minas, que ganhará um novo prédio para atender aos seus 370 alunos. Todas as obras já estão sendo executadas