Minas por Região
Saúde

09h32min - 16 de Outubro de 2015 Atualizado em 08h58min

Secretaria de Estado de Saúde reforça a importância da prevenção ao AVC

Em Minas, a SES-MG desenvolve o Programa de Atenção à Saúde dos Hipertensos, como forma de diminuir a mortalidade por doenças como o AVC

Melhorar o estilo de vida é fundamental na prevenção de diversas doenças, entre elas o acidente vascular cerebral (AVC). A doença, que atinge homens e mulheres de diferentes idades, vem se tornando pauta prioritária entre gestores de saúde. Isso porque, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o AVC é a principal causa de morte em pessoas acima de 60 anos e a quinta principal causa em pessoas com idade entre 15 e 59 anos.

Com o objetivo de reduzir a mortalidade e as complicações preveníveis por doenças como hipertensão arterial, diabetes mellitus, doença cardiovascular e doença renal crônica, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) desenvolve o Programa de Atenção à Saúde dos Hipertensos e Diabéticos.

Atualmente, existem, no estado, 15 Centros de Atenção Secundária, denominados Centros Hiperdia Minas (CHDM). As unidades abrangem 22 regiões de saúde, totalizando 226 municípios, e têm como missão ampliar a longevidade e melhorar a qualidade de vida da população de Minas Gerais.

Segundo a coordenadora do Hiperdia, Luciana Morais Rocha, o programa é baseado nos pilares do cuidado, com destaque para ações como interconsultas, com atenção programada e multiprofissional, elaboração de plano de cuidado individualizado, interdisciplinar e compartilhado com a atenção primária a saúde, além da responsabilização do usuário pelo seu cuidado. “Está em andamento uma reformulação do programa, com o objetivo de otimizar as estruturas e proporcionar ampliação do acesso aos serviços”, revela a coordenadora.

Estrutura e localização

Os Centros Hiperdia Minas (CHDM) são classificados em dois tipos: carteira básica e carteira ampliada. Os CHDM de carteira básica possuem cardiologista, endocrinologista, enfermagem, nutrição, assistente social, psicologia, fisioterapia, educador físico, farmacêutico clínico, eletrocardiograma, teste ergométrico, holter 24 horas, ecocardiograma, MAPA, retinografia sem contraste e doppler vascular. Já os de carteira ampliada podem contar com uma ou mais das seguintes especialidades: angiologia, nefrologia e oftalmologia. Se o Centro for ampliado para oftalmologia ofertará retinografia com contraste e fotocoagulação a laser.

Atualmente, os centros estão localizados nas seguintes regiões ampliadas de saúde: Noroeste (Patos de Minas e Patrocínio), Sudeste (Juiz de Fora), Leste do Sul (Viçosa, Muriaé), Centro (Santa Luzia, Itabira, Itabirito), Jequitinhonha (Diamantina), Norte (Brasília de Minas, Janaúba e Pirapora), Nordeste (Teófilo Otoni e Jequitinhonha) e Oeste (Santo Antônio do Monte).

Reforço

No mês em que se celebra o Dia Mundial do AVC, celebrado em 29 de outubro, são ampliadas as ações para a prevenção e cuidados. Com o objetivo de fazer com que as pessoas reflitam sobre como evitar o desenvolvimento de doenças cerebrovasculares, foi lançada a Campanha Mundial de AVC.

Em Minas Gerais, especificamente, está em andamento, na capital, a décima edição do Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares - o AVC 2015. O evento segue até o próximo sábado (17/10), no Minascentro, na região central de Belo Horizonte.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato