16h13min - 01 de Outubro de 2015 Atualizado em 16h44min

Secretaria de Saúde debate hanseníase na Fhemig

Secretário de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, se reuniu com a diretoria da Fhemig, na manhã desta quinta-feira, para tratar de assuntos sobre a hanseníase

Divulgação/Fhemig
Encontro entre o presidente da Fhemig, Jorge Nahas, o vice-presidente, Paulo Tarcisio da Silva, e o secretário de Saúde Fausto dos Santos

Recebido pelo presidente da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), Jorge Nahas, e pelo vice-presidente, Paulo Tarcisio da Silva, o secretário de Estado de Saúde, Fausto dos Santos, discutiu sobre a hanseníase e ouviu uma exposição sobre a política administrativa para as Casas de Saúde que a atual gestão da Fundação passou a implementar. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (1º/10), na sede da Fundação, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte.

A diretora de Assistência, Yara Cristina Ribeiro, mostrou como será a Linha de Cuidado do Lar Inclusivo e da Atenção Domiciliar das Casas de Saúde para as 470 pessoas que foram segregadas compulsoriamente por terem contraído o mal de Hansen, quase 80% com mais de 60 anos de idade.

A política de segregação foi estabelecida nos anos 20 e extinta nos anos 70, mas ex-hansenianos remanescentes e seus familiares vivem em áreas das quatro Casas de Saúde que a Fhemig mantém.

No mês de setembro a Diretoria de Assistência promoveu quatro encontros locais nessas unidades, localizadas em Betim, Bambuí, Três Corações e Ubá. Nesses encontros foi realizado um diagnóstico de saúde e social, com a participação de prefeituras, câmaras de vereadores, comunidade e profissionais da área da hanseníase. Os encontros locais também abordaram a questão fundiária e o uso social da terra das Casas de Saúde.

Os mesmos temas e exposições de caráter científico e de preservação do patrimônio histórico das Casas de Saúde serão abordados no seminário “Fhemig/Casas de Saúde – Reflexões sobre uma nova abordagem”, que a Fhemig, com apoio do Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), realizará nos dias 22 e 23 de outubro, na Escola de Saúde Pública, no Barro Preto, em Belo Horizonte.