Esportes

15h47min - 18 de Setembro de 2015 Atualizado em 15h51min

Secretário de Esportes visita unidades socioeducativas em Belo Horizonte

Carlos Henrique esteve no Centro de Reeducação Social São Jerônimo e no Centro Socioeducativo Santa Terezinha

Renata Silva/SEESP
"A sinergia entre as secretarias é bastante benéfica para todos os envolvidos", disse o secretário

Com o objetivo de conhecer a realidade dos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas de Minas Gerais, o secretário de Estado deEsportes, Carlos Henrique, esteve na tarde desta quinta-feira (17/9) em duas unidades de internação de Belo Horizonte: o Centro de Reeducação Social São Jerônimo e o Centro Socioeducativo Santa Terezinha.

O subsecretário de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Antônio Armando dos Anjos, e o superintendente de Gestão das Medidas de Privação de Liberdade, Bernardino Soares de Oliveira, ambos da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), acompanharam a visita.

No Centro São Jerônimo, que atende 53 meninas, o secretário Carlos Henrique conheceu a infraestrutura oferecida às adolescentes. Ele esteve na quadra esportiva, no ambulatório, nos alojamentos e nas salas de oficinas, onde são realizadas várias atividades, dentre elas cursos profissionalizantes.

A quadra do Centro Santa Terezinha, que assiste atualmente 45 jovens do sexo masculino, também mereceu atenção especial do secretário de Esportes, que considera importante a interlocução entre as pastas do governo estadual. “A sinergia entre as secretarias é bastante benéfica para todos os envolvidos. Nas unidades socioeducativas, por exemplo, podemos apoiar de alguma forma para que os jovens permaneçam ativos no período em que estiverem aqui”, comentou.

“A prática esportiva quando integrada a outros eixos da medida socioeducativa como família, saúde, profissionalização e escolarização, torna-se um importante meio para a interrupção da trajetória infracional dos adolescentes, uma vez que ela possibilita a sociabilização e o resgate de valores sociais hoje destruídos”, afirmou Bernardino Soares de Oliveira.