18h01min - 18 de Setembro de 2015 Atualizado em 18h03min

Secretário de Estado de Saúde visita o Hospital Regional de Divinópolis

Fausto Pereira dos Santos também participou da abertura do Fórum Regional do Território Oeste e reforçou a fala do governador

O secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, visitou o Hospital Regional de Divinópolis, nesta sexta-feira (18/9). O secretário, que também participou da abertura do Fórum Regional do Território Oeste, reforçou a fala do governador Fernando Pimentel quando aos investimentos na área da saúde na região.

“Hoje, o governador anunciou a reativação dos 20 leitos de terapia Intensiva do Hospital São João de Deus, além da construção da sala vermelha que ampliará o acesso da população aos serviços de urgência e emergência. Para o Hospital Regional, retomamos a negociação e liberação de recursos, algo em em torno de R$ 10 milhões, mais aditivo”, explicou o Scretário Fausto Pereira dos Santos.

Para o prefeito de Divinópolis, Vladimir de Azevedo, é fundamental a restruturação da assistência da região por meio do  Hospital Público e da implantação do Samu . “A expectativa é o término dessa obra o mais rápido e garantir a governança e a sustentabilidade deste hospital”, disse o prefeito.

A Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), unidade de Divinópolis, terá um papel fundamental na gestão do Hospital Público, que atenderá  55 municípios e com população estimada de 1,2 milhão de habitantes. A proposta é que a unidade em construção seja um hospital escola para os alunos do curso de medicina mantido pela UFSJ.

A  universidade, nesta caso, será a gestora do hospital por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão do Ministério da Educação. “Nós temos várias parcerias com o município de Divinópolis. Estamos cumprindo o nosso papel social e ficamos felizes com a ideia da Ebserh de transformar aqui em um Hospital Universitário”, salientou a reitora da UFSJ, Valéria Kemp.

Hospital São João de Deus

Os 20 leitos foram fechados em fevereiro deste ano por conta de dívidas herdadas da gestão anterior. Para a manutenção desses leitos reativados, o Estado vai dar um aporte financeiro de R$ 1,4 milhão por mês (R$ 17 milhões por ano).

Desde o início de 2015, a nova gestão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) acompanha e participa de várias reuniões  sobre o Hospital São João de Deus, Dentro deste contexto, a SES já apresentou propostas para a viabilização do hospital e o cumprimento de seu papel assistencial.

O Hospital São João de Deus possui 381 leitos totais, com 245 leitos destinados ao SUS e desses 10 são de UTI para adultos, 06 de UTI neonatal e 02 de UTI pediátrica. Trata-se do único hospital da região ampliada com habilitações e capacidade operacional de realização de procedimentos de alta complexidade em oncologia, cardiologia, ortopedia, neurologia e terapia renal substitutiva.