Governo

18h08min - 05 de Outubro de 2015 Atualizado em 18h14min

Secretário de Governo participa de solenidade em Passa Quatro

Representando o governador Fernando Pimentel, Odair Cunha recebeu a Medalha Olegário Maciel em nome do governo estadual

Marcelo Di Carli

O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, participou na manhã do último sábado (3/10) da 1ª Cerimônia de Outorga da Comenda de Mérito Olegário Maciel, em Passa Quatro, região Sul do Estado. Na oportunidade, o Estado de Minas Gerais foi homenageado com a Medalha do Mérito Olegário Maciel. Representando o governador do Estado, Fernando Pimentel, Odair Cunha foi o responsável por receber a Medalha.

A solenidade, promovida pela Prefeitura de Passa Quatro em parceria com a Câmara Municipal, contou com a presença de diversas autoridades políticas de Minas Gerais.

A Comenda de Mérito Olegário Maciel destina-se a homenagear pessoas e instituições que tenham prestado relevantes serviços a comunidade passaquatrense, bem como se dedicado ao serviço público, desenvolvimento político, científico, cultural, artístico, econômico e social na cidade de Passa Quatro.

“Primeiramente, gostaria de trazer o abraço e o reconhecimento do governador Fernando Pimentel ao povo de Passa Quatro. Um evento como esse reforça as raízes desta árvore que se chama Brasil, e é fincando ainda mais essas raízes que nós esperamos que os exemplos do passado iluminem e inspirem o nosso presente e o nosso futuro. Essa é, também, uma homenagem a nossa gloriosa Polícia Militar, que cumpriu um papel relevante nos tempos de outrora, como cumpre um papel fundamental nos tempos de hoje”, afirmou o secretário de Governo, Odair Cunha.

Além do Governo de Minas Gerais, outras 19 personalidades ou instituições foram agraciadas com a medalha. A partir de agora, a data será oficialmente inserida no calendário cívico-cultural da cidade e existe a expectativa de inseri-la também no calendário cívico mineiro e brasileiro.

O evento contou ainda com o desfile da Guarda de Honra e apresentação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

O prefeito do município, Paulo José de Almeida Brito, ressaltou a importância histórica de Passa Quatro nas Revoluções de 1930 e 1932. “Hoje é um dia histórico na nossa querida cidade de Passa Quatro. A emoção é muito grande em receber todas essas personalidades, autoridades e, especialmente, os agraciados com a Comenda Olegário Maciel. Eu sempre digo que Minas Gerais pode ser caracterizada como um diamante, que vem sendo lapidada através dos tempos por ‘artesãos’ como Tiradentes, Benedito Valadares, Juscelino Kubistchek e Olegário Maciel. Um diamante que tem o seu brilho e que brilhou muito no Túnel da Mantiqueira, especialmente nas revoluções de 1930 e 1932”, afirmou.

A região do Túnel da Mantiqueira foi palco de combates entre mineiros e paulistas na década de 30.

Durante a solenidade, o presidente da União dos Militares de Minas Gerais, Coronel César Braz Ladeira, também destacou a importância de Passa Quatro nas revoluções da época. “Ações, iniciativas e atitudes como essa resultam de um consenso estabelecido e consolidado que caracteriza este município mineiro, juntamente ao Túnel da Mantiqueira, como os símbolos das Revoluções de 1930 e 1932”, destacou.

Comenda e Histórico

A Medalha foi instituída através da Lei 2.052, de 18 de junho de 2015, para resgatar a memória das ações militares e políticas transcorridas nas revoluções de 1930 e 1932 no município de Passa Quatro, que contaram com a presença de tropas da Força Pública do Estado de Minas Gerais, hoje Polícia Militar de Minas Gerais.

A Comenda situa-se no desejo da população do município em resgatar os fatos históricos, restaurando os monumentos ainda existentes na cidade relacionados com as revoluções do período, como o Túnel da Mantiqueira, a Estação Coronel Fulgêncio, a Estação Manacá e a Estação Central de Passa Quatro, além de transformá-los em pontos de visitação turística, memorial histórico e museu municipal.

Olegário Maciel

Olegário Maciel foi deputado federal por diversos mandatos, consultor técnico do Ministério de Viação e Obras Públicas e inspetor dos Serviços de Vias Férreas durante o governo de Wenceslau Brás. Em 1930, assumiu a Presidência de Minas Gerais quando foi muito importante não só para o Estado, mas também para Passa Quatro, um dos palcos da Revolução de 1930.