Fazenda | Gestão

12h01min - 01 de Outubro de 2015 Atualizado em 13h37min

Secretários apresentam situação orçamentária e fiscal do estado para sindicatos

Apesar da situação financeira e econômica do Estado, secretário Helvécio Magalhães garante pagamento do funcionalismo em dia

Michelle Aguiar
Reunião com as entidades sindicais que representam os servidores do Estado

Os secretários de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, e de Fazenda, José Afonso Bicalho, se reuniram com as entidades sindicais que representam os servidores do Estado, nesta quinta-feira (1º/10), para apresentar o Relatório Fiscal do 2º Quadrimestre de 2015 e a Proposta de Lei Orçamentária para 2016. Apesar da situação financeira e econômica do Estado, o secretário Helvécio Magalhães garantiu o pagamento da folha do funcionalismo em dia, inclusive do décimo terceiro salário.

“A absoluta prioridade é a folha, vamos garantir o pagamento em dia, incluindo o décimo terceiro. Pode parecer pouco, mas temos notícia de que mais de dez estados terão dificuldade de honrar esses compromissos”, afirma o secretário.

Helvécio Magalhães apresentou aos sindicatos o orçamento de 2016, deficitário em R$ 8,9 bilhões. O Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2016 (PLOA-16) foi encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais ontem, dia 30/09.

O secretário de Fazenda, José Afonso Bicalho, apresentou os dados do Relatório Fiscal do 2º Quadrimestre de 2015. “Precisamos compartilhar com vocês a aflitiva situação financeira que estamos passando do ponto de vista econômico e as amarras que temos. Vamos cumprir os 25% da Educação, os 12% da Saúde, pagar as dívidas e a margem que sobra é apenas 9% do orçamento”, diz.

Na ocasião, os representantes sindicais se queixaram da ausência dos secretários em reuniões anteriores. Helvécio Magalhães explicou a dificuldade de agenda. “Em nove meses, nunca foram realizadas tantas reuniões com os sindicatos e, independentemente de estar ou não nos encontros, acompanho todos os encaminhamentos. Vamos aperfeiçoar isso, mas é preciso compreender que tivemos que reconstruir a Subsecretaria de Gestão de Pessoas. O diálogo estava emperrado e estamos trabalhando para desobstruí-lo”, ressalta.

Em relação ao alerta dos representantes do Sind-Saúde e do Sindicato dos Servidores do Ipsemg sobre o não pagamento do abono da Saúde, o secretário de Planejamento e Gestão explica que foi necessário gerar uma segunda folha, já que se trata de outra fonte, mas que o abono será pago neste mês de outubro.