Segurança / Defesa Social

14h55min - 14 de Setembro de 2015 Atualizado em 15h30min

Seds mobiliza estudantes de Minas Gerais em concurso contra as drogas

Trabalhos em vídeo, grafitismo e projetos de prevenção nas escolas concorrem a prêmios em campanha que alcança os 853 municípios mineiros

A Secretaria de Estado Defesa Social (Seds) promove o 15º Concurso Viva Feliz sem Drogas. Com o tema ‘Prevenção é Atitude: Seja você a Mudança’, a edição deste ano, focada no protagonismo, convida alunos de escolas públicas e privadas de Minas Gerais a propor, sugerir e criar manifestações de ativismo contra o uso e abuso de drogas, por meio de expressões artísticas e intelectuais.

“O concurso é uma estratégia para que o diálogo sobre prevenção do uso e abuso de drogas seja desenvolvido e fomentado nas escolas com linguagens alinhadas ao mundo jovem”, afirma a superintendente de Prevenção da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod), Fabiane Oliveira.

Dividido em três categorias, o concurso premiará trabalhos em Vídeo, Grafitismo e Projetos de Prevenção na Escola. Para participar, os alunos devem postar pelos Correios ou entregar seus trabalhos na Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, até o próximo dia 13 de novembro.

A premiação ocorrerá na primeira quinzena de dezembro. Clique aqui para acessar a ficha de inscrição e regulamento do concurso.

Tendo o concurso como plano de fundo, toda comunidade escolar é convidada a discutir e pensar alternativas condizentes com a realidade e as demandas dos próprios jovens. Os projetos devem estar relacionados, na perspectiva dos fatores protetivos e preventivos ao uso de drogas, à qualidade de vida, ética e cidadania, desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais e promoção da saúde.

Histórico

Criado em 1998 e executado pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conead), o Concurso Viva Feliz sem Drogas conta com a participação de todos os 853 municípios do estado e, ao longo de sua história, já recebeu mais de 500 mil trabalhos. Só no ano passado, as ações de mobilização para a prevenção alcançaram mais de 250 mil pessoas.

O concurso compõe o calendário anual de prevenção da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) e por seu histórico e relevância vem sendo, a cada ano, aprimorado para aproximar cada vez mais a linguagem e as demandas do universo infanto-juvenil às diretrizes da Política sobre Drogas no estado.

Neste ano, a categoria Projetos de Prevenção na Escola possibilitará que a Supod atue de maneira ainda mais assertiva na definição de intervenções focadas na realidade de cada escola. “A perenidade do concurso é uma ação prática e concreta do trabalho conjunto entre a Política de Drogas e a Secretaria de Estado de Educação”, enfatiza Fabiane Rodrigues.

Outras ações de combate às drogas

A Subsecretaria de Políticas sobre Drogas oferece orientação e encaminhamentos para dependentes químicos e seus familiares. Desempenhado pelo Centro de Referência Estadual de Álcool e Drogas (Cread), o trabalho é focado no auxilio para a reabilitação do dependente.

Acessível a todo o estado, o LigMinas 155 – Opção 1 também oferece um serviço de orientação sobre o uso ou abuso de álcool, tabaco e outras drogas.

Cientes de que a efetividade da Política sobre Drogas é maximizada à medida que as ações são municipalizadas, entre outras ações, a Supod fomenta continuamente a criação de Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas, e, para tanto, estão sendo realizados Encontros Regionais de Políticas sobre Drogas em diferentes regiões do estado.

No âmbito da prevenção ao uso e abuso de drogas, além do Concurso Viva Feliz sem Drogas, o calendário anual contempla ações nas seguintes datas:

Campanha Folia Segura - Nos festejos do Carnaval há um aumento significativo de álcool e outras drogas e, por conseguinte, possíveis incrementos nos índices de criminalidade;

Dia Mundial de Controle do Tabagismo (31/5) - As ações buscam difundir informações e sensibilizar a população para os malefícios do tabaco;

Semana Estadual de Prevenção (entre 19 e 26/6) - São realizadas atividades ao longo de toda a semana no sentido de mobilizar para os diferentes níveis de prevenção.

Atividades de capacitação e qualificação para a rede de serviços em álcool e drogas são realizadas em paralelo ao calendário anual de prevenção. Além disso, mobilizações comunitárias para a prevenção e orientação e a parceria com a Rádio Inconfidência, para veiculação semanal do programa Minas Contra as Drogas: É possível Vencer, levam informações e divulgam serviços em nível estadual.