14h13min - 13 de Julho de 2015 Atualizado em 13h18min

Semana da Família Rural em Uberlândia oferece 30 cursos para mais de 700 produtores

A 27ª edição do evento acontece entre os dias 14/7 e 17/7 e visa a capacitação técnica como ferramenta de transformação da realidade do campo

Produção e processamento de alimentos, irrigação, gestão de negócios, artesanato, bovinocultura de leite, cultivo de hortaliças e apicultura. Esses são alguns dos cursos que fazem parte da programação da 27ª Semana da Família Rural, que acontece entre os dias 14 e 17 de julho em Uberlândia, no Campus do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Serão oferecidos, no total, 30 cursos com 750 vagas.

O evento é organizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberlândia e o IFTM.De acordo com a coordenadora técnica regional da Emater-MG, Patrícia Beatriz Modesto Freitas, o foco é a capacitação técnica como ferramenta transformadora do conhecimento no campo. “O mais importante é fazer com que o produtor e a agricultura familiar se apropriem das novas técnicas e dos novos conhecimentos, através dos cursos, e que isso possa ser levado ao cotidiano no dia a dia da vida no campo. Existem muitos exemplos de casos de sucesso, com implementação na propriedade dos conhecimentos adquiridos para gerar crescimento na atividade”, ressalta.

Atrações

O pequeno produtor tem a oportunidade ainda de conhecer um pouco mais sobre projetos e ações de entidades do setor. Na Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas, por exemplo, 15 empresas de tratores, veículos utilitários, equipamentos de ordenha e agentes financeiros estão disponíveis para consultas e negócios.

A novidade da edição deste ano é um curso sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A intenção é levar até o produtor informações sobre a nova legislação ambiental. O cadastro é obrigatório para todos os imóveis rurais e tem como finalidade integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. A 27ª Semana da Família Rural também terá eventos culturais e um bazar beneficente. O valor arrecadado nesse bazar será doado a uma instituição beneficente de Uberlândia.

Como Participar

As inscrições podem ser feitas na Unidade Regional da Emater–MG de Uberlândia e em escritórios locais de outros municípios da região.