Minas por Região
Governo | Agricultura

11h42min - 17 de Agosto de 2015 Atualizado em 11h44min

Semana de Segurança Alimentar tem exibição de filmes e barracas de alimentos saudáveis

Obesidade infantil, agrotóxicos, hábitos saudáveis, ação do homem na natureza e fortalecimento da agricultura familiar estão entre os temas abordados

Começa nesta segunda-feira (17/8) e vai até quinta-feira (20/8) a exibição de curta metragens da Semana de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Dentre os temas abordados estão obesidade infantil, os riscos dos agrotóxicos, a importância da sustentabilidade alimentar, a ação do homem na natureza, o fortalecimento da agricultura familiar, hábitos saudáveis e alerta sobre o consumo demasiado de alimentos ultraprocessados.  

Logo após a exibição dos documentários, acontecerá uma “roda de conversa”, na qual os participantes poderão tirar dúvidas e opinar a respeito de cada assunto abordado. As sessões começam ao meio dia e vão até as 14 horas.

Ao lado do cinema – que terá capacidade de 50 pessoas por apresentação – estão sendo montadas barracas que comercializarão alimentos saudáveis e aproveitados em sua integralidade. Serão vendidos patês, pães integrais, doces, tortas, sucos, temperos, entre outros produtos oriundos da economia solidária.  Os eventos acontecem no hall do Prédio Gerais, na Cidade Administrativa de Minas Gerais. 

Na sexta-feira (21/8) será aberta a 6ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais. A 6ª Conferência Estadual de SANS terá a solenidade de abertura na Cidade Administrativa, a partir das 14h.

Será realizado um desfile dos delegados participantes da conferência, com uma comissão à frente representando os povos e comunidades tradicionais  até o Auditório JK, onde acontece uma solenidade de plantio de árvore frutífera. Logo após, será realizada a abertura.

Nos dias 22 e 23/8, a programação continua em espaço fechado para os delegados em um hotel na Região Metropolitana. Lá serão escolhidos os representantes de Minas Gerais na 5ª Conferência Nacional Estadual de SAN, que será realizada de 3 a 6 de novembro, em Brasília.

A conferência, cujo lema é “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, é um evento estratégico entre ações e iniciativas para se atingir as metas de erradicação da extrema pobreza no país. A semana de SANS é promovida pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG).

Consea-MG

O Conselho foi criado em 1999 e tem como finalidade a interação do Governo do Estado com a sociedade civil. Dentre as suas competências destaca-se o compromisso de deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável.

Seu papel é garantir o direito humano à alimentação adequada a todos os habitantes de Minas Gerais, por meio do controle social das políticas públicas e ações com a articulação do Governo com as instituições da sociedade.

O que é segurança alimentar

É a garantia de acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, com base em práticas alimentares saudáveis, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais (Lei 15.982/2006, Minas Gerais).

Confira a relação e detalhas de curtas que serão exibidos na programação:

Comida de Verdade

https://www.youtube.com/watch?v=E-tCj47JIgI

O vídeo mostra uma rápida retrospectiva sobre a segurança alimentar e nutricional no Brasil, faz um contexto e apresenta o tema da 5ª Conferência Nacional  e da 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (que acontece nos dias 21, 22 e 23 de agosto), convidando os cidadãos a participarem das conferências locais em suas respectivas cidades.

Comida que Alimenta

 https://www.youtube.com/watch?v=z6xAkNPV3QI

Uma realização do Centro Sabi, o projeto busca fortalecer as experiências de agricultura agroflorestal de base agroecológica, além de ter um forte componente de agregação de valor à produção da agricultura familiar para atender principalmente às compras institucionais via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Busca também fortalecer a estratégia de comercialização direta produtor/consumidor via feiras agroecológicas.

Comida de Criança ou Publicidade Abusiva?

https://www.youtube.com/watch?v=fxHkBNUKGYo

O que é comida de criança? Será qualquer coisa que leve o nome de um personagem de desenho animado? A publicidade direcionada às crianças é abusiva, e isso inclui o licenciamento de marcas nas embalagens de alimentos. Precisamos cuidar melhor da educação das crianças. Você é o que você sabe sobre o que come - e dá de comer às crianças.

O Veneno Está na Mesa (Editado)

https://www.youtube.com/watch?v=ZRSPoahRhaM

O documentário de Silvio Tendler trata do uso indiscriminado dos  agrotóxicos no Brasil, com depoimentos de agricultores. O Brasil é maior plantador de transgênicos do mundo, o que afeta diretamente a soberania alimentar do país e põe no prato de cada brasileiro o equivalente a 5,2 litros de agrotóxicos por ano. Só em uma bandeja de morangos encontraram 18 tipos de agrotóxicos! Devemos optar pelos orgânicos, fazer feiras orgânicas locais, valorizando o produtor e permitindo que ele venda diretamente ao consumidor.

Guia Traz Dez Novas Regras Para Uma Alimentação Saudável

https://www.youtube.com/watch?v=rDQv4IJMhT0

Comer alimentos frescos, cozinhar sua própria comida e fazer suas refeições em companhia de amigos estão entre as dez novas regras para uma alimentação saudável, publicadas no Guia Alimentar para a População Brasileira, editado pelo Ministério da Saúde. O manual foi considerado o melhor do mundo na área de educação alimentação pelo Vox, principal jornal eletrônico dos Estados Unidos.

Muito Além do Peso

https://www.youtube.com/watch?v=d3fBRbfww5o

Os pais acham que estão mantendo os filhos seguros ao se certificar que não há traficantes em volta da escola ou que a criança não conversa com estranhos. Acontece que há um outro vilão, muitas vezes mascarado, que vem tomando as vidas das crianças bem de frente aos olhos dos pais. É a indústria alimentícia. Ela foca suas estratégias maléficas nas crianças porque, uma vez que as conquista, a pessoa adquiri maus hábitos para a vida toda e se torna refém dela. Esse tema absolutamente assustador é o assunto principal tratado no documentário da diretora Estela Renner (a mesma que denunciou a publicidade infantil no documentário Criança, a alma do negócio).

The Scarecrow - O Espantalho

Filme americano, publicado no dia 11 de setembro de 2013. Seu objetivo é provocar a conscientização sobre a alimentação saudável e sustentável

https://www.youtube.com/watch?v=lUtnas5ScSE

Serviço:

Evento: Semana da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável

Data: 17 a 23 de agosto  

Horário: de 12 às 14 horas (exibição dos filmes)

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato