16h42min - 15 de Setembro de 2015 Atualizado em 16h47min

Semana Nacional do Trânsito 2015 Incentiva Mudanças de Comportamento

A ação, em Belo Horizonte, acontece entre os dias 17 e 22 de setembro, no campus da Saúde da UFMG. Programação ocorre no horário das 9h às 17h

O DER/MG, por meio da Gerência de Educação para o Trânsito, participa da edição 2015 da Semana Nacional de Trânsito, com o tema “Seja Você a Mudança no Trânsito”. A ação acontece entre os dias 17 e 22 de setembro, no campus da Saúde da UFMG, em Belo Horizonte.

O objetivo dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito em parceria com instituições municipais, estaduais, federais e das áreas de saúde, educação, fiscalização e segurança pública, além de empresas privadas, é incentivar comportamentos mais responsáveis entre motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas, com a meta de reduzir cada vez mais o número de acidentes no trânsito que deixam sequelas e interrompem vidas.

Para contribuir com a mudança de atitude no trânsito, as ações da Semana Nacional do Trânsito 2015, em Belo Horizonte, serão concentradas no Campus Saúde da UFMG, onde serão realizadas simulações de resgate a vítimas; intervenções de arte-educação; cinema rodoviário; exposições de carros batidos; oficinas pedagógicas; apresentações musicais; terminais de atendimento para consultas sobre veículos e motoristas; jogos e distribuição de materiais educativos, entre outros. As atividades fazem parte da Década Mundial de Ações Para a Segurança no Trânsito - 2011/2020.

Clique aqui para conferir a programação completa do evento em Belo Horizonte.

Dados estatísticos

Segundo dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), de janeiro a junho de 2015, houve redução de 19,12% de acidentes de trânsito com vítimas fatais no Estado, em comparação com o mesmo período de 2014, quando 1.335 pessoas morreram. No primeiro semestre deste ano, 1.080 pessoas perderam a vida no trânsito. O número total de acidentes de trânsito também teve redução de 6,7%, no primeiro semestre de 2015.

Dados do Projeto Vida no Trânsito, que dos 143 mortos em acidentes de trânsito em Belo Horizonte durante o 1º semestre de 2014, 58 eram pedestres; 55 motociclistas ou passageiros de moto; 20 ocupantes de automóveis; 5 condutores ou passageiros de ônibus/caminhão; 3 ciclistas e 2 de forma não identificada.

O resultado dos acidentes no trânsito apresenta uma conta alta para a sociedade, com os gastos públicos na recuperação dos acidentados e com a perda emocional das famílias atingidas. Desta forma, a área de Saúde participa diretamente no dia a dia do trânsito no Brasil. Segundo o Data SUS, anualmente são gastos cerca de R$ 28 bilhões em internação, tratamento e seguro de cobertura de acidentados no trânsito em todo o país.

Serviço:

Semana Nacional de Trânsito 2015