Minas por Região
Segurança / Defesa Social

17h39min - 01 de Julho de 2009 Atualizado em 16h22min - 26 de Junho de 2013

Servas instala Brinquedoteca Hospitalar no Cepai, da Fhemig

O Centro Psíquico da Adolescência e Infância (Cepai), do Complexo de Saúde Mental da Rede Fhemig, recebeu do Servas uma Brinquedoteca Hospitalar. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a recuperação de crianças internadas em hospitais públicos e filantrópicos do Estado.

BELO HORIZONTE (01/07/09) - O Centro Psíquico da Adolescência e Infância (Cepai), do Complexo de Saúde Mental da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), recebeu do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) uma Brinquedoteca Hospitalar, nesta quarta-feira (1º). A iniciativa tem como objetivo contribuir para a recuperação de crianças internadas em hospitais públicos e filantrópicos do Estado.

“Hoje estamos comemorando aqui a solidariedade que gera a transformação. Estamos oferecendo para os médicos instrumentos de trabalho diferenciados que possibilitem uma melhor acolhida a esses pacientes. A brinquedoteca é muito mais que um lugar só para brincar. É um espaço de cura, de tratamento, onde as crianças podem recuperar as alegrias do dia-a-dia”, disse a presidente do Servas, Andrea Neves.

Essa é a quinta Brinquedoteca Hospitalar entregue pelo Servas, sendo a primeira em unidade de saúde mental. As outras brinquedotecas estão no Hospital Infantil João Paulo II, no Hospital da Baleia e na Santa Casa, onde estão duas unidades. O objetivo do Servas é que mais brinquedotecas sejam instaladas, promovendo a organização nas enfermarias pediátricas dos hospitais públicos e filantrópicos, com a implantação de espaços especialmente ambientados, com áreas para leitura, brinquedos e jogos infantis.

O presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Luís Márcio Araújo Ramos, destacou a importância das parcerias público-privadas que colaboram com ações de humanização nos serviços de Saúde. “A brinquedoteca do Cepai é um presente para todas as crianças e adolescentes que são atendidos na unidade. E certamente vai agregar mais qualidade aos serviços prestados à nossa clientela”, considerou Luís Márcio. “O projeto promove alegria e solidariedade”, completou o conselheiro da Ale Combustíveis, Paulo Moraes, que são parceiros do Servas na construção da brinquedoteca.

A instalação da brinquedoteca beneficia a partir de agora mais de quatro mil crianças e adolescentes atendidos mensalmente na urgência, ambulatório de especialidades e internação hospitalar. A unidade conta com 12 leitos operacionais e realiza uma média de 21 internações mensais. Os pacientes são atendidos por uma equipe multidisciplinar que realiza diagnóstico, acompanhamento e tratamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade oferece atendimento a crianças e jovens nas áreas de Psiquiatria, Neurologia, Pediatria, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Terapia Ocupacional, Serviço Social e Psicologia.

O psiquiatra Augusto Nunes, diretor do Cepai, ressaltou a importância da brinquedoteca em uma unidade psiquiátrica. “Nela o tratamento acontece pelo viés lúdico. A brinquedoteca oferece um ambiente propício para o desenvolvimento da criatividade, além de propiciar à equipe assistencial um local de atendimento diferenciado”, disse.

Pais e pacientes também comemoraram. “Esse novo espaço é atrativo. Antes aqui tinha cara de hospital, agora vai ser muito mais fácil da criança se adaptar e começar a gostar daqui”, disse Maria Soares, artesã, mãe de paciente do Cepai. Maicon está no centro há duas semanas e aprovou a brinquedoteca. “Eu gostei muito da brinquedoteca. Tem computador, televisão, dá pra ver filme. Eu tava aqui no computador mesmo escrevendo uma história. Também gostei das cores, dos painéis, dos jogos.”

O espaço

A Brinquedoteca Hospitalar do Cepai está instalada numa área de 340 m², com amplo espaço aberto e ajardinado, e foi projetada considerando as necessidades afetivas, sociais e psicopedagógicas das crianças.

A área externa foi ilustrada com desenhos que representam uma cidade e conta com uma pequena vila com pista de carro, posto de gasolina, casinhas de quermesse com teatro de fantoches, e uma praça com jogo de amarelinha, de damas e espaço para o artista. A parte interna tem 40 m² e conta com equipamentos eletrônicos – som, TV, DVD e computador, brinquedos pedagógicos, jogos e obras infantis, como livros, CDs e DVDs – para crianças e adolescentes.

Também estão incluídos espaço para exposição permanente das produções artísticas dos pacientes e também uma Cozinha Terapêutica que vai atender aos usuários na oficina de culinária. O Cepai funciona na rua Padre Marinho, 150, bairro Santa Efigênia, na capital.

Para a instalação das brinquedotecas, o Servas conta com a parceria da Persianas e Cortinas Criativas e do estilista Ronaldo Fraga, que confeccionou os aventais usados pelos voluntários e funcionários que atuarão com as crianças.

Para saber mais detalhes sobre a Brinquedoteca Hospitalar clique aqui

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato