Agricultura

08h32min - 18 de Agosto de 2015 Atualizado em 11h27min - 17 de Agosto de 2015

Servidores criam música para incentivar debate sobre alimentação saudável

Rap aborda tema da Semana da Segurança Alimentar: Comida de Verdade no Campo e Na Cidade

Dois servidores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) resolveram misturar poesia com nutrição sustentável e criam a música “Comida de Verdade”, Rap para marcar o lançamento da Semana da Segurança Alimentar, cujo tema é “Comida de Verdade no campo e na cidade: por soberania alimentar”. A música está disponível no Canal do YouTube da Seda.

Até o próximo domingo (23/8) estão previstas palestras e exibições de filmes abordando termas como os riscos dos agrotóxicos, os maus hábitos alimentares, o esperdício da água, o que é comida de verdade, obesidade infantil, entre outros.

Outro destaque da programação é a 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, que contará com mais de 450 delegados escolhidos durante a realização de 25 conferências municipais.

O superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Seda, Leo Koury, acredita que por meio da arte é possível chamara a atenção para o tema. “Ao mesmo tempo em que se consolida a política de redução da pobreza, a insegurança alimentar avança no país, fruto do aumento do número de população em situação de obesidade e sobrepeso (um a cada dois brasileiros está nessa situação). Portanto, a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis é a resposta para uma melhoria da nossa qualidade de vida”, afirma.

Koury conta que compôs a letra e entregou ao colega de trabalho Anderson Fabrício dos Santos, que também é rapper e assina “Mano Bill”, para colocar a melodia. “Depois de discutir o tema, resolvi compor a melodia usando o Rap como linguagem”, explica Anderson dos Santos.

Organização

A Semana da Segurança Alimentar é organizada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG), em parceria com a Secretaria Executiva da Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Caisan).

A Caisan faz parte do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Sisan) e é composta por 12 secretários de Estado e o presidente do Consea-MG, Dom Mauro Morelli.

Compõem o pleno da Caisan os secretários estaduais Helvécio Magalhães (Planejamento e Gestão), Bernardo Santana (Defesa Social), Fausto Pereira dos Santos (Saúde), André Quintão (Trabalho e de Desenvolvimento Social), Macaé Evaristo (Educação), Miguel Correia Junior (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Sávio de Souza Cruz (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Luiz Tadeu Martins Leite (Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana), João Cruz Reis Filho (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Paulo Guedes (Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais), Glenio Martins (Desenvolvimento Agrário) e Nilmário Miranda (Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania).