15h48min - 08 de Maio de 2010 Atualizado em 15h04min - 29 de Junho de 2013

SES promove campanha de vacinação contra gripe comum

A 12ª Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe sazonal (comum) para a população acima de 60 anos, promovida pela  Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, começou nesse sábado, em BH. Também foi iniciada a campanha contra o H1N1 para a população de 30 a 39 anos.

BELO HORIZONTE (08/05/10) - A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, promoveu neste sábado (8), na capital, o lançamento da 12ª Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe sazonal (comum) para população acima de 60 anos. Também neste sábado foi dado início a campanha de vacinação contra o H1N1 para a população de 30 a 39 anos.

O evento aconteceu na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, Zona Leste de Belo Horizonte, e contou com a presença de aproximadamente 1.000 idosos e cerca de 30 profissionais de saúde estiveram envolvidos. A recomendação é que os idosos com doenças crônicas (insuficiência renal, diabéticos, imunodeprimidos, obesidade mórbida, entre outras) que ainda não se vacinaram contra a Influenza A (H1N1) também se imunizem no período da campanha contra gripe sazonal, que vai até o dia 21 de maio.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, o idoso com doença crônica poderá tomar as duas vacinas juntas, em um mesmo dia. “A vacina é muito importante para evitar as formas graves da gripe sazonal, ela reduz entre os idosos 30% das complicações por gripe, de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonia e 39% a 75% a mortalidade geral. Tanto a vacina sazonal quanto a de Influenza A (H1N1), tomadas juntas ou separadas, são seguras e não há hipótese alguma da dose reverter na forma de doença. Os eventos adversos são leves e estão associados à dor local e somente 3% da população que se imuniza pode apresentar mal estar, febre ou dores no corpo, os sintomas que são sanados entre 48 a 72 horas”, explica a coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde, Tânia Brant.

Já a subsecretária de Vigilância em Saúde, Gisele Bahia, ressaltou, ainda, o apoio e acompanhamento da Secretaria de Estado de Saúde para o sucesso da campanha em todo o Estado e o cumprimento da meta de imunizar 80% dos idosos de Minas. “Orientamos que todos os 853 municípios do estado participem efetivamente da iniciativa que contará hoje com 5,5 mil postos de saúde abertos para atender essa fatia da população”.

O lançamento da campanha foi marcado pelo entretenimento e diversão. Quem passou pela praça pôde conferir a apresentação da Banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte, apresentação do Coral Associação dos Funcionários Aposentados do Estado de Minas Gerais (Afaemg), Grupo "Pôr do Sol da Terceira Idade" do Sesc Santa Quitéria, show de Ilton Mourão e Trio Coda, intervenções do Grupo MobilizaSUSBH com o público, além de solenidade de abertura e apresentação Lian Gong, ginástica oriental terapêutica, realizada por profissionais. O evento teve ainda uma exposição com fotos de 17 servidores públicos, com mais de 60 anos que apoiaram a iniciativa.

Vacina

Em Belo Horizonte a vacina está disponível à população nos 176 postos de vacinação - 147 centros de saúde e 29 postos volantes - espalhados pela cidade. Também estão sendo disponibilizadas as vacinas Dupla Adulto (tétano e difteria), antipneumocócica e contra febre amarela.

Em Minas, a expectativa é vacinar contra gripe comum, 1.773.158 pessoas, 80% da população de 60 anos ou mais. Em relação à Influenza A (H1N1), a expectativa é vacinar 443 mil idosos com doenças crônicas, o que representa 20% da população.