Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

11h34min - 13 de Dezembro de 2013 Atualizado em 11h34min

Sete inaugura mais duas Unidades de Atendimento ao Trabalhador

A Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) inaugura nos próximos dias 14 e 19 de dezembro, mais duas Unidades de Atendimento ao Trabalhador (UAT), nos municípios de Prata, no Triângulo Mineiro, e São João do Paraíso, Norte de Minas.

As unidades, que contam com a parceria das prefeituras municipais, vão prestar serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine), como a intermediação de mão de obra e postagem do seguro-desemprego, além da inscrição dos trabalhadores para programas de qualificação profissional e a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Os empregadores interessados em contratar trabalhadores qualificados e que se encaixem no perfil da sua empresa também devem procurar a Unidade de Atendimento ao Trabalhador para cadastrarem suas vagas gratuitamente. Atualmente, Minas Gerais conta com 132 Unidades de Atendimento ao Trabalhador presentes em todas as regiões do Estado.

Iturama ganha nova sede

No dia 16, a Sete, em parceria com a Prefeitura Municipal de Iturama, inaugura, a nova sede da Unidade de Atendimento ao Trabalhador no município. Em Iturama, a unidade realizou, de janeiro a outubro de 2013, 10.282 atendimentos, captou 380 vagas, inscreveu 2.090 trabalhadores e encaminhou 846 ao mercado de trabalho. Também foram postados 2.588 seguros-desemprego e emitidas 547 Carteiras de Trabalho.

Critérios

Para que o município possa receber uma Unidade de Atendimento ao Trabalhador, é preciso seguir alguns critérios estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como ter uma População Economicamente Ativa (PEA) acima de 10 mil habitantes. A demanda é levada ao Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter) e, se aprovada, é encaminhada ao MTE.

A inauguração das unidades de Prata e São João do Paraíso e da nova sede, em Iturama, vão contar com a presença do secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Zé Silva.

Serviço:

Inauguração da Unidade de Atendimento ao Trabalhador